Síndrome de Cornélia de Lange

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Cornélia de Lange, também denominada síndrome de Brachmann de Lange ou ainda nanismo de Amsterdam, trata-se de um distúrbio de etiologia desconhecida que pode resultar em várias anomalias graves do desenvolvimento.

Foi descrita pela primeira vez no ano de 1916, pelo médico W. Brachmann, quando realizava autópsias. Posteriormente, no ano de 1933, Cornélia de Lange descreveu características semelhantes das descritas por Brachmann.

Não se sabe ao certo qual a origem desta síndrome; todavia, alguns casos são resultantes de alterações genéticas, enquanto apresentam causa teratogênica. A maior parte dos casos está ligada a mutações espontâneas.

As manifestações clínicas encontradas nesta síndrome incluem:

O diagnóstico desta patologia é principalmente clínico, com base no quadro apresentado pelo paciente. O acompanhamento pré-natal pode auxiliar no diagnóstico.

O tratamento desta síndrome deve envolver profissionais de várias áreas, como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, professores e médicos.

Fontes:
http://www.actaorl.com.br/PDF/v27n4a09.pdf
http://en.wikipedia.org/wiki/Cornelia_de_Lange_Syndrome
http://ghr.nlm.nih.gov/condition=corneliadelangesyndrome

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!