Síndrome de Hamman-Rich

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A Síndrome de Hamman-Rich, também conhecida como pneumonia intersticial aguda, trata-se de uma forma rara de pneumonia, de causa ainda desconhecida (idiopática).

Esta desordem, que foi descrita pela primeira vez em 1935 por Hamman e Rich, manifesta-se abruptamente e afeta indivíduos saudáveis que geralmente não apresentam histórico de doença pulmonar. Acomete igualmente indivíduos de ambos os sexos, com média de idade entre 50 a 55 anos.

Pacientes com pneumonia intersticial aguda apresentam quadro clínico semelhante ao da síndrome de angústia respiratória, exibindo as seguintes manifestações clínicas:

  • Dispneia;
  • Respiração rápida e superficial;
  • Estertores pulmonares;
  • Cianose;
  • Problemas cardíacos e neurológicos, devido ao longo período de baixa oxigenação.

A confirmação do diagnóstico da síndrome da Hamman-Rich geralmente é alcançada com tomografia computadorizada, biópsia pulmonar e testes que medem a função pulmonar.

O tratamento desta desordem visa prevenir a insuficiência respiratória completa, bem como manter o paciente estável até que a condição se resolva. Pode ser feita ventilação em caso de insuficiência respiratória e administração de corticosteroides.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Hamman-Rich
http://www.uptodate.com/contents/acute-interstitial-pneumonia-hamman-rich-syndrome

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: