Síndrome de Hoffa

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Hoffa, também chamada de síndrome do impacto da gordura patelar, consiste em uma desordem caracterizada pelo desenvolvimento de alterações inflamatórias crônicas, em associação com o encarceiramento da gordura intrapatelar hipertrofia nas articulações fêmoro-tibial e fêmero-patelar. Foi descrita primeiramente no ano de 1904, por Albert Hoffa.

Pode ser desencadeada pela copiosa ocorrência de um trauma agudo ou microtraumas (crônico) na gordura intrapatelar, resultando em hemorragia e edema nessa estrutura. Com o passar do tempo, há a formação de fibrose, levando à hipertrofia dessa gordura e, consequentemente, redução do espaço articular. Além da fibrose, pode haver necrose das células gordurosas e mudança dessas para células de outros tipos de tecido conjuntivo, como cartilagem e ossos.

As principais manifestações clínicas desta síndrome são a dor e a perda ou limitação dos movimentos do joelho acometido.

Alterações ortopédicas do joelho, como, por exemplo, joelho em hiperextensão e instabilidade rotacional, nos casos de joelhos que apresentam certa frouxidão ligamentar, possibilitando maior rotação durante a prática de exercícios físicos, são descritos como sendo as principais causas da síndrome de Hoffa.

Deve ser estabelecido diagnóstico diferencial com outros tipos de lesões que levam a um quadro clínico semelhante.

O tratamento é conservador, incluindo repouso, uso de anti-inflamatórios tópicos ou por via oral e fisioterapia.

Fontes:
http://www.tenisnews.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=48986
http://www.startmove.com.br/fisio/bandagem-funcional-sindrome-de-hoffahttp://es.wikipedia.org/wiki/Enfermedad_de_Hoffa

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!