Síndrome de Kostmann

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças genéticas, Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Kostmann, também denominada neutropenia congênita grave, é uma desordem genética autossômica recessiva 3, que acomete a medula óssea, levando à neutropenia ao nascimento. Foi descoberta no ano de 1956, pelo médico sueco Kostmann.

Habitualmente, a síndrome de Kostmann é de herança autossômica recessiva, mas eventualmente pode ser autossômica dominante. Na maioria dos casos (herança autossômica recessiva) é necessário que ambos os genitores sejam portadores do gene mutado, transmitindo-o à progênie. Todavia, os pais não apresentam quaisquer sintomas da desordem. Já no segundo casos, quando a herança é autossômica dominante, somente uma cópia do gene defeituoso já é o suficiente para o progenitor manifestar a síndrome.

Uma vez que os neutrófilos são importantes no combate a infecções, estes pacientes ficam susceptíveis a infecções bacterianas graves, como onfalite, pneumonia, abscessos cutâneos ou otite durante os primeiros meses de vida.

O diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue, que irá evidenciar contagem de neutrófilos inferior a 500/mm3, sendo confirmado por meio de análise da medula óssea para confirmação.

O tratamento é feito utilizando-se fator estimulador de colônias de granulócitos (GCSF), capaz de elevar a contagem de granulócitos, auxiliando na resolução de infecções pré-existentes, reduzindo o número de novas infecções, levando a melhora da qualidade de vida. Alguns pacientes podem desenvolver leucemia ou síndrome mielodisplásia após o tratamento com GCSF.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Kostmann_syndrome
http://www.medicinenet.com/script/main/art.asp?articlekey=8781
http://depts.washington.edu/registry/Info.Kostmann.Neut.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!