Síndrome de Mckusick-Kaufman

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A síndrome de Mckusick-Kaufman consiste em uma desordem que afeta o desenvolvimento das mãos, dos pés, do coração e do sistema reprodutivo.

Esta rara desordem é mais frequente nos indivíduos do sexo feminino e caracteriza-se pela tríade anomalias nos órgãos genitais, polidactilia ou sindactilia e defeitos cardíacos congênitos.

A etiologia desta síndrome é genética, de caráter autossômico recessivo. Até o momento é conhecimento somente a mutação no gene o gene MKKS, que leva à desordem em questão.

O hidrometrocolpos, presente em 80-95% das mulheres portadoras desta síndrome, trata-se de um acúmulo de líquido na pelve e é resultante de um bloqueio da vagina antes do nascimento, fato que pode ser causado por uma agenesia vaginal ou a permanência de partes de membrana no canal vaginal. Nos homens, pode ser observado hipospádia, alteração da curvatura peniana e criptorquidia.

Outras manifestações clínicas incluem:

  • Perda de visão;
  • Atraso no desenvolvimento;
  • Obesidade;
  • Insuficiência renal;
  • Ânus imperfurado;
  • Alergia ao látex.

O diagnóstico é feito com base no quadro clínico apresentado pelo paciente. Também existe a possibilidade de realização de teste genético, que evidencia mutação no gene MKKS.

O tratamento é feito por meio de cirurgia para desobstruir o canal vagina e, consequentemente, liberar o fluído preso no mesmo ou no útero, e cirurgia para reconstrução do ânus. Além disso, também é feito o tratamento padrão da polidactilia, sindactilia e defeitos cardíacos congênitos.

Fontes:
http://www.scielo.br/pdf/rba/v54n6/v54n6a08.pdf
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK1502/
http://ghr.nlm.nih.gov/condition/mckusick-kaufman-syndrome

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: