Síndrome de Muckle-Wells

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças genéticas, Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Muckle-Wells consiste em uma rara desordem genética, de caráter autossômico dominante, que faz parte do grupo das doenças autoinflamatórias hereditárias. Caracteriza-se por surdez neurossensorial, urticária recorrente e, em certos casos, amiloidose pode estar presente.

Esta desordem foi descrita pela primeira vez no ano de 1962, por Thomas James Muckle e Vernon Wells Michael.

Está relacionada com mutações no gene NLRP3, anteriormente conhecido como CIAS1, responsável por codificar a proteína criopirina. Esta, por sua vez, tem como função regular a produção de citocinas pró-inflamatórias, como, por exemplo, a interleucina-1beta.

As manifestações clínicas incluem:

O diagnóstico é feito com base nos sinais clínicos, embora seja possível realizar um diagnóstico genético. No exame histopatológico, utilizando fragmentos cutâneos dos locais acometidos pela urticária, é possível observar infiltrado inflamatório dérmico perivascular, formado quase que exclusivamente por polimorfonucleares, diferindo da urticária clássica.

O tratamento envolve o uso de anti-inflamatórios, anti-histamínicos, colchicina e corticosteroides, embora nenhum apresente uma resposta satisfatória. Atualmente, tem sido utilizado um homólogo recombinante da interleucina-1beta (anakinra), que tem mostrado bons resultados, levando até a melhora da hipoacusia e da amiloidose, quando utilizados precocemente.

Fontes:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0365-05962010000600022&script=sci_arttext
http://en.wikipedia.org/wiki/Muckle%E2%80%93Wells_syndrome
http://ghr.nlm.nih.gov/condition/muckle-wells-syndrome

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!