Síndrome de Noonan

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças genéticas, Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Noonan trata-se de uma patologia de origem genética, autossômica dominante, que ocasiona um desenvolvimento anormal de várias partes do corpo.

Esta síndrome é considerada um tipo de nanismo, que acomete 1 em cada 2.500 indivíduos nascidos vivos, afetando ambos os sexos igualmente.

Foi no ano de 1963 que esta síndrome foi reconhecida como uma entidade única, quando Noonan e Ehmke descreveram diversos pacientes que apresentavam face incomum e malformações múltiplas, abrangendo doença cardíaca congênita. Previamente, acreditava-se que esses pacientes pudessem ser portadores da síndrome de Turner, uma vez que esta última compartilha diversas características clínicas com a síndrome de Noonan.

As manifestações clínicas da síndrome de Noonan incluem, além da baixa estatura:

O diagnóstico ainda é feito com base nas características clínicas. Deve ser feito também o diagnóstico diferencial com outras patologias de origem genética, tais como a síndrome de Turner, síndrome de Costello, síndrome cardiofaciocutânea e a síndrome de Leopold.

Não existe cura para esta síndrome. O tratamento é feito com base na sintomatologia apresentada pelo paciente.

Habitualmente os portadores desta síndrome apresentam uma expectativa de vida dentro da normalidade, bem como inteligência dentro dos parâmetros normais.

Fontes:
http://pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/133.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Noonan
http://www.scielo.br/pdf/abem/v52n5/12.pdf
http://www.chc.min-saude.pt/servicos/Genetica/noonan.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Noonan_syndrome
http://emedicine.medscape.com/article/947504-overview

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!