A síndrome de Shy-Drager, conhecida atualmente como atrofia de múltiplos sistemas com hipotensão ortostática, trata-se de uma desordem degenerativa que leva a danos progressivos no sistema nervoso central e autônomo e se caracteriza por hipotensão ortostática, que causa tontura e desmaios. Esta desordem também pode ocorrer sem que haja hipotensão ortostática, levando apenas a problemas urinários (de urgência e/ou incontinência).
Esta desordem pode ser de três tipos:
- Tipo parkinsoniano: composto por manifestações clínicas características da doença de Parkinson, tais como movimentos lentos, rigidez muscular e tremor.
- Tipo cerebelar: leva a problemas de coordenação e fala.
- Tipo combinado: que abrange sintomas da doença de Parkinson e insuficiência cerebelar.
No início da doença, os pacientes podem apresentar incontinência urinária, constipação e, nos homens, impotência sexual.
Não existe cura para este transtorno. O tratamento tem como objetivo apenas controlar os sintomas parkinsonianos. Comumente são utilizados fármacos para controlar a hipertensão ortostática, porém os mesmos podem levar à hipertensão quando o paciente encontra-se deitado. Recomenda-se que a cabeceira da cama seja elevada e, quando o paciente apresenta dificuldade para deglutir e respirar, um tubo de alimentação ou respiração deve ser utilizado.
O prognóstico é reservado, uma vez que os pacientes costumam morrer dentro de 7 a 10 após o início dos sintomas. Problemas respiratórios representam a principal causa de morte.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Shy-Drager
http://www.tuasaude.com/sindrome-de-shy-drager/
http://www.ninds.nih.gov/disorders/msa_orthostatic_hypotension/msa_orthostatic_hypotension.htm