Síndrome de Shy-Drager

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Shy-Drager, conhecida atualmente como atrofia de múltiplos sistemas com hipotensão ortostática, trata-se de uma desordem degenerativa que leva a danos progressivos no sistema nervoso central e autônomo e se caracteriza por hipotensão ortostática, que causa tontura e desmaios. Esta desordem também pode ocorrer sem que haja hipotensão ortostática, levando apenas a problemas urinários (de urgência e/ou incontinência).

Esta desordem pode ser de três tipos:

No início da doença, os pacientes podem apresentar incontinência urinária, constipação e, nos homens, impotência sexual.

Não existe cura para este transtorno. O tratamento tem como objetivo apenas controlar os sintomas parkinsonianos. Comumente são utilizados fármacos para controlar a hipertensão ortostática, porém os mesmos podem levar à hipertensão quando o paciente encontra-se deitado. Recomenda-se que a cabeceira da cama seja elevada e, quando o paciente apresenta dificuldade para deglutir e respirar, um tubo de alimentação ou respiração deve ser utilizado.

O prognóstico é reservado, uma vez que os pacientes costumam morrer dentro de 7 a 10 após o início dos sintomas. Problemas respiratórios representam a principal causa de morte.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Shy-Drager
http://www.tuasaude.com/sindrome-de-shy-drager/
http://www.ninds.nih.gov/disorders/msa_orthostatic_hypotension/msa_orthostatic_hypotension.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!