Síndrome de Spoan

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças genéticas, Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Spoan, também chamada somente de SPOAN (acrônimo de Spastic Paraplegia, Optic Atrophy and Neuropathy), trata-se de uma desordem genética, de caráter autossômico recessivo, primeiramente identificada no município de Serrinha dos Pintos, situada no interior do estado do Rio Grande do Norte, sendo, até o momento, reconhecida apenas no Brasil.

Esta descoberta foi feita no ano de 2005, por uma equipe de São Paulo, que identificaram, por meio de testes genéticos em 73 pessoas, a presença do gene responsável pela síndrome, em aproximadamente 10% da população local, em indivíduos descendentes de consanguinidade.

Acredita-se que o gene responsável por este transtorno se situa no cromossomo 11 (11q13).

A principal manifestação clínica encontrada nesta síndrome é a atrofia do sistema nervoso, levando à paralisia.

Até o momento não há cura para esta síndrome. Pesquisas estão sendo feitas para descobrir uma forma de interromper a alteração genética que leva a danos nos nervos motores e, consequentemente, à paralisia.

Fontes:
http://web2.sbg.org.br/congress/sbg2008/pdfs2008/24563.pdf
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/16100http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Spoan

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!