Síndrome de Stauffer

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Stauffer consiste em uma síndrome paraneoplásica, caracterizada por um conjunto de manifestações clínicas, incluindo transtornos hepáticos e esplênicos, ligados ao carcinoma de células renais e, em raros casos, a outros carcinomas.

Foi descrita primeiramente pelo gastroenterologista Maurice H. Stauffer, que caracterizou a síndrome no ano de 1961, recebendo, inicialmente, o nome de “hepatomegalia nefrogênica”.

As manifestações clínicas incluem:

O diagnóstico é feito com base no quadro clínico apresentado pelo paciente, juntamente com testes de função hepática, especialmente os que apontam a presença de colestase, ou seja, fluxo biliar anormal. Exames de imagem, como ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada, também podem ser úteis no fechamento do diagnóstico.

Fontes:
http://es.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Stauffer

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!