Síndrome de Vater

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças congênitas, Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Vater, também conhecida como associação de VACTERL, trata-se de uma síndrome extremamente rara, caracterizada por um conjunto de anomalias e defeitos congênitos que acomete diversas estruturas e órgãos.

Estima-se que esta síndrome afete 16 indivíduos em cada 100.000 nascidos vivos. Raramente acomete uma família mais de uma vez e ocorre com mais frequência no sexo masculino.

Na designação VACTERL, cada letra representa uma estrutura envolvida:

Foi descrita pela primeira vez no ano de 1972, por Quan e Smith. A princípio festa síndrome foi caracterizada por malformações cardíacas, artéria umbilical única e deficiência de crescimento pré-natal. Somente na década de 1980 é que foram observadas anomalias vertebrais, anais, radial, renal e esofágica.

Alguns estudiosos acreditam que a surgimento desta síndrome está relacionada com o consumo materno de certos hormônios sexuais durante o primeiro trimestre de gestação. Tem sido observado com maior frequência em filhos de mulheres diabéticas. No entanto, esta síndrome provavelmente é causada pelo conjunto de diferentes fatores.

O diagnóstico é alcançado quando há, no mínimo, três das sete manifestações que caracterizam a síndrome de Vater.

Não existe um tratamento definitivo para esta desordem. Todavia, realiza-se o tratamento suporte, que varia com a extensão e a severidade das anomalias. Muitas dessas podem ser corrigidas por meio de procedimentos cirúrgicos.

As crianças com esta síndrome podem apresentar atraso de crescimento e desenvolvimento físico no começo de sua vida, porém sem afetar o desenvolvimento mental.

Fontes:
http://www.aeaug.pt/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=231%3Asindrome-de-vater-artcurto&catid=70&Itemid=145&lang=pt
http://it.wikipedia.org/wiki/Sindrome_di_VATER
http://vatersyndrome.net/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!