Síndrome de Waardenburg

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças genéticas, Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Waardenburg consiste em um grupo de doenças genéticas que podem levar à perda auditiva e alterações na pigmentação dos cabelos, olhos e pele.

Esta patologia foi descrita primeiramente pelo oftalmologista holandês Petrus Johannes Waardenburg, no ano de 1951, como sendo uma condição autossômica dominante de penetrância e expressividade variáveis de seus caracteres.

A incidência desta síndrome varia entre 1:30000 e 1:42000, sendo responsável por aproximadamente 3% dos casos de deficiência auditiva em crianças.

Existem quatro tipos distintos da síndrome de Waardenburg, que são:

O diagnóstico é feito com base no quadro clínico apresentado pelo paciente. Alguns exames podem auxiliar no fechamento do diagnóstico, como a audiometria, biópsia de cólon e testes genéticos.

Até o momento não existe tratamento e nem cura para a síndrome de Waardenburg. O sintoma típico, que é a surdez, é tratada como qualquer outra surdez irreversível. Outros problemas, como alterações neurológicas, estruturais e a doença de Hirschsprung, são tratados sintomaticamente.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Waardenburg
http://www.scielo.br/pdf/rboto/v69n1/a19v69n1.pdf
http://www.cefac.br/revista/revista63/Artigo%2013.pdf
http://en.wikipedia.org/wiki/Waardenburg_syndrome
http://ghr.nlm.nih.gov/condition/waardenburg-syndrome

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!