Síndrome de Warkany

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças genéticas, Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Warkany, também denominada trissomia 8, é definida como uma desordem de origem genética, com fenótipo altamente variável, que foi descrita pela primeira pelo pediatra e geneticista austríaco Joseph Warkany. Estima-se que esta condição acometa cerca de 1: 50.000 recém-nascidos.

Esta síndrome pode ser total ou parcial. No primeiro caso, é incompatível com a vida, ocasionando o aborto espontâneo do feto. Os indivíduos que sobrevivem à trissomia 8 apresentam a mesma na forma de mosaicismo e variam amplamente no seu fenótipo, podendo apresentar retardo mental, atraso no crescimento, dimorfismo craniofacial, estrabismo, anomalias cardíacas, alterações esqueléticas, contrações espasmódicas, sulco nas plantas dos pés e nas palmas das mãos, alterações uretral-renal, dentre outras.

O diagnóstico pode ser feito antes do nascimento (por meio de estudos citogenéticos) ou em seguida ao nascimento da criança, feito com base no cariótipo. É de extrema importância para um adequado aconselhamento genético.

O tratamento é multidisciplinar e fica na dependência das manifestações clínicas apresentadas por cada paciente.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Warkany
http://www.iatreia.udea.edu.co/index.php/iatreia/article/viewArticle/1613

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!