A síndrome de Zieve, também conhecida como anemia hemolítica alcoólica, consiste em um distúrbio metabólico agudo, resultante da ingestão abusiva de bebidas alcoólicas. Clinicamente, este transtorno caracteriza-se por anemia hemolítica, hiperlipoproteinemia, icterícia e dor abdominal.
Foi descrita pela primeira vez no ano de 1958, pelo médico Leslie Zieve, quando o mesmo relatou 20 casos semelhantes, nos quais os pacientes apresentavam doença hepática alcoólica, anemia hemolítica e hipertrigliceridemia, que acompanhou ao longo de 8 anos. Embora após os primeiros anos da descrição da desordem a maior parte dos especialistas questionarem a existência deste transtorno, atualmente a síndrome de Zieve é completamente aceita.
O diagnóstico pode ser feito por meio de exames de sangue e de imagem, como ultrassonografia abdominal, sendo confirmado por meio de biópsia hepática.
A gestão consiste na suspensão do consumo de bebidas alcoólicas.
Até os dias de hoje não se conhece muito a respeito da síndrome, sendo que até momento não foi elucidado o fatores determinam o surgimento da hemólise nesses pacientes.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Zieve's_syndrome
http://scielo.isciii.es/scielo.php?pid=s0212-71992002000400012&script=sci_arttext