A síndrome paraneoplásica consiste em um conjunto de sinais e sintomas, que precedem ou que ocorrem simultaneamente com a presença de uma neoplasia no organismo, não estando relacionada à metástase. O responsável por esta síndrome são os fatores humorais excretados por células tumorais ou por uma resposta à neoplasia.
Ocorre mais comumente em indivíduos de meia-idade e idosos, sendo mais observada em pacientes que possuem câncer de pulmão, ovário, linfoma ou de mama.
A sintomatologia neurológica habitualmente se desenvolve ao longo de alguns dias ou semanas e costuma manifestar-se antes da descoberta do tumor. As manifestações clínicas incluem dificuldade de deglutição e deambulação, perda do tônus muscular, perda da coordenação motora fina, fala arrastada, perda de memória, problemas de visão, distúrbios do sono, demência, convulsões, perda de sensibilidade nos membros e tontura.
Esta síndrome pode dividir-se em quatro categorias principais, que são:
- Endócrina;
- Neurológica;
- Mucocutânea;
- Hematológica.
Além disso, existem outros casos que não se encaixam em nenhuma das categorias anteriormente citadas.
O diagnóstico é feito por meio de uma investigação minuciosa, que envolve exames laboratoriais com o intuito de investigar anticorpos paraneoplásicos, ressonância magnética e análise do líquido cefalorraquidiano. Testes de neurofisiologia clínica raramente são úteis para o diagnóstico. Além disso, é necessário fazer o diagnóstico diferencial.
Quando existente, é feito primeiramente o tratamento da neoplasia, com posterior tentativa de diminuição da resposta auto-imune, por meio da administração de cortisona ou prednisona, de imunoglobulina intravenosa, ou por irradiação. Além disso, pode ser realizada a plasmaferese, que pode auxiliar no alívio dos sintomas em indivíduos com a síndrome paraneoplásica afetando o sistema nervoso periférico. Fisioterapia e fonoaudiologia ajudam os pacientes a recuperarem algumas funções.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Paraneoplastic_syndrome
http://www.ninds.nih.gov/disorders/paraneoplastic/paraneoplastic.htmhttp://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2931619/
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/doencas/sindrome-paraneoplasica/