Síndrome unha-patela

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças genéticas, Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome unha-patela, também conhecida como síndrome de Fong, onico-osteodisplasia hereditária, ou ainda, síndrome dos cornos ilíacos, trata-se de uma desordem genética caracterizada pela tétrade clínica de alterações ungueais, joelhos, cotovelos e a presença de chifres ilíacos.

Foi primeiramente descrita por Chatelain, no ano de 1820. É uma moléstia rara, de herança autossômica dominante, com alto grau de penetrância e expressão variável.

Estima-se que nos Estados Unidos este transtorno afete 4,5 a cada 1 milhão de indivíduos, enquanto que na Inglaterra afeta 22 a cada 1 milhão de habitantes, não havendo predileção por etnia ou sexo.

Foram identificadas mutações no braço longo do cromossomo 9, mais especificamente no gene LMX1B.

As manifestações clínicas incluem:

Esta síndrome também pode surgir associada à desordem renal, que pode variar de uma ligeira proteinúria a um significativo quadro de insuficiência renal e, ocasionalmente, levando ao óbito, comumente na terceira década de vida. A doença renal consiste na forma mais grave da síndrome em questão.

Também pode haver alterações oculares, sendo o glaucoma de ângulo aberto a mais significativa delas, podendo levar à perda total ou parcial da visão.

O diagnóstico pode ser feito por meio do quadro clínico apresentado pelo indivíduo, juntamente com exames radiográficos, sendo confirmado por meio de teste genético. Contudo, muitas famílias permanecem sem o diagnóstico por diversas gerações, simplesmente pela ausência de conhecimento da síndrome.

O tratamento varia de acordo com cada caso. Depende do quadro clínico e da idade do paciente.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_unha-patela
http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=4240
http://www.jvascbr.com.br/04-03-03/04-03-03-273/04-03-03-273.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!