Sintomas da COVID-19

Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus denominado SARS-CoV-2. A doença se originou na China e rapidamente se disseminou por todo o mundo, causando uma pandemia que paralisou a economia de vários países ao redor do mundo. A COVID-19 foi declarada pandemia pela Organização Mundial de Saúde em 11 de março de 2020. Em 26 de fevereiro foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no Brasil, um homem de 61 anos que havia voltado da Itália.

A transmissão ocorre pela disseminação dos vírus através de gotículas infectadas de indivíduos que possuem o vírus, mesmo que não apresentem os sintomas. Outra forma de transmissão é a disseminação do vírus através de superfícies e materiais. Indivíduos de todas as idades podem adquirir a doença e ficar ou não gravemente doentes. Qualquer indivíduo que apresentar febre e/ou tosse associada à falta de ar deve procurar atendimento médico. O diagnóstico inclui avaliação clínico-epidemiológica e indicação, quando necessário de testes laboratoriais.

Alguns dos principais sintomas de COVID-19. Ilustração: annarodriguezdesign / Shutterstock.com

Os sintomas variam muito de pessoa a pessoa e nem todos os pacientes necessitam apresentar todos os sintomas para terem a doença diagnosticada. A grande maioria dos casos é assintomática (não apresentam sintomas) ou oligossintomática (apresentam poucos sintomas). Eles se curam espontaneamente, não precisando de internação. A parcela dos indivíduos que apresenta sinais mais severos como, por exemplo, falta de ar, necessitam de atendimento médico específico e em último caso internação e ventilação mecânica, caso contrário, podem ir a óbito.

Os sintomas podem variar de um simples resfriado a uma pneumonia grave e comprometimento de diversos órgãos. Os mais comuns são: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar. Sintomas inespecíficos incluem distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia), cansaço (astenia), diminuição do apetite (hiporexia), dispneia (falta de ar), dor de cabeça, lesões de pele.

A perda de olfato (anosmia) e a alteração do paladar (ageusia) são sintomas característicos da COVID-19. Caso o indivíduo apresente esses sintomas, são necessários testes mais específicos para descartar ou não a doença, e se for o caso, adotar as medidas de isolamento, internação e medicação.

Alguns indivíduos podem apresentar a síndrome gripal, que é caracterizada por um quadro respiratório agudo, em que há o aparecimento de pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada à dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza.

Outros sintomas não comuns incluem: erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos, ou dos pés, conjuntivite, e alteração do nível de consciência.

Como já foi dito, indivíduos de todas as idades podem adquirir a doença, mas aqueles que indivíduos acima de 60 anos e que possuem comorbidades, - que nada mais é que a existência de uma doença prévia associada - estão no grupo de risco e podem ter o seu quadro agravado, podendo vir a óbito. Dentre as comorbidades que podem agravar o quadro estão: pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabete ou indivíduos que estejam em tratamento de doenças que fragilizem o sistema imunológico como câncer, ou doenças autoimunes.

Leia também:

Bibliografia:

Quais são os sintomas. Disponível em https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#sintomas Acessado em 07/09/2020.

Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875 Acessado em 07/08/2020

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: