Transmissão horizontal e vertical

Por Claudia de Carvalho Falci Bezerra

Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)

Categorias: Doenças, Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Transmissão é a transferência de um agente etiológico animado de uma fonte primária de infecção para um novo hospedeiro. A transmissão pode ser de dois tipos: horizontal e vertical.

Na transmissão horizontal, ocorre a transmissão do agente de um indivíduo para outro, de mesma espécie ou não. Este tipo de transmissão pode ser:

A transmissão vertical ocorre através da passagem do patógeno da mãe para o bebê durante a gestação, o trabalho de parto, o parto propriamente dito (contato com as secreções cérvico-vaginais e sangue materno) ou a amamentação. O vírus HIV é um dos que podem ser transmitidos dessa forma, possibilitando que o bebê desenvolva AIDS.

Bibliografia:

Glossário de epidemiologia. Disponível em http://www.misodor.com/GLOSSARIO.html

Transmissão. Disponível em: http://portalses.saude.sc.gov.br/arquivos/sala_de_leitura/saude_e_cidadania/ed_07/05_01_07.html

Vírus e doenças humanas. Disponível em: http://cienciadanatureza.blogspot.com.br/2009/09/virus-e-doencas-humanas.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!