Trigonocefalia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças congênitas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A trigonocefalia consiste em um tipo de craniossinostose, que é o fechamento prematuro de uma ou mais das suturas da calota craniana. É definida como sendo uma condição congênita, na qual há fusão prematura da sutura metópica, resultando em uma testa de forma triangular. A fusão dos dois ossos frontais ocasiona a limitação de crescimento e expansão do encéfalo.

Esta condição pode estar relacionada com algumas síndromes, como síndrome de Muenke, síndrome de Opitz, síndrome de Jacobsen, síndrome de Baller-Gerold e síndrome de Meyer. Até o momento, a causa desta condição não foi determinada, porém existem algumas teorias a respeito de sua etiologia.

A primeira teoria supõe que a trigonocefalia é uma perturbação óssea ocorrida durante o início da gestação, podendo a causa ser genética, metabólica ou relacionada ao uso de fármacos. A segunda teoria sustenta que a trigonocefalia ocorre em decorrência de uma alteração na cabeça do feto na hora de sua saída pelo canal pélvico. Já a terceira e última teoria diz que o limitado crescimento dos lobos frontais resulta em uma ausência de estímulos para o crescimento do crânio, com consequente fusão prematura da sutura metópica.

O quadro clínico caracteriza-se por formato triangular da testa, distúrbios visuais, exoftalmia e cefaleia. Também pode levar à cegueira total, em decorrência da malformação do nervo óptico mediante a deformação dos ossos frontais e da compressão dos vasos sanguíneos.

O diagnóstico deve ser feito com base no quadro apresentado pelo indivíduo, em associação com técnicas de diagnóstico por imagem, como a tomografia computadorizada tridimensional.

O tratamento é cirúrgico, envolvendo a remodelação dos ossos frontais.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Trigonocephaly
http://www.thecraniofacialcenter.org/synostoses_trigonocephaly.html
http://www.vulgaris-medical.com/encyclopedie/trigonocephalie-4651.html
http://www.neurocirugia.com/diagnostico/trigonocefalia/trigonocefalia.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!