Lista de exercícios sobre as bebidas alcoólicas e os seus efeitos no organismo. Ler artigo Bebidas Alcoólicas.
O meio ambiente pode influenciar o funcionamento do nosso organismo de várias formas, desde a alteração de funções fisiológicas, das quais geralmente não nos damos conta, até alterações na nossa percepção sensorial e estado de ânimo. Por exemplo, nas grandes festas musicais que se estendem madrugada adentro, conhecidas como “raves”, o consumo de álcool e bebidas estimulantes, como os “energéticos”, chega a níveis alarmantes. No contexto da ideia de diversão, a mistura destas duas substâncias pode trazer consequências devastadoras para o organismo humano. A pessoa que consome o energético junto com o álcool reduz o efeito deste, uma vez que o estimulante diminui o efeito depressor do álcool sobre o sistema nervoso. Esta ação dos energéticos reduz a percepção da embriaguez, e leva as pessoas a ingerir mais álcool, as quais não se dão conta dos riscos envolvidos. Uma superdosagem desta substância aumenta a frequência cardiorrespiratória e pode provocar irritação estomacal e intestinal. O que a princípio é euforia e excitação, pode transformar-se em tontura e desmaio.
Sobre o assunto do texto acima, pode-se afirmar corretamente que:
o sistema nervoso responde pela coordenação e controle do funcionamento do organismo, independentemente da ação do sistema endócrino.
o efeito estimulante das “bebidas energéticas” é consequência da liberação de neurotransmis-sores, como a dopamina, que provocam sensação de prazer.
glicídios ou carboidratos são fontes de energia para o nosso organismo.
em nível celular, a organela citoplasmática responsável pela produção de energia é o lisossomo.
a longo prazo, o consumo de álcool em grandes quantidades não provoca alterações cardiovas-culares, nem prejuízo nas funções hepáticas.
a interação entre o consumo excessivo de álcool e bebida energética não traz danos fisiológicos ao organismo.
o controle da frequência cardiorrespiratória é uma das funções que podem ser atribuídas ao sistema nervoso autônomo.
A lei seca, aplicada em diversos estados brasileiros trouxe uma série de polêmicas. O álcool foi proibido para pessoas que dirigem porque pode influenciar seu comportamento. Para alguns, o álcool é uma droga e como tal o principal órgão responsável pela sua detoxificação é o:
baço.
fígado.
intestino.
coração
pulmão
Um indivíduo ao ingerir certa quantidade de bebida alcoólica geralmente apresenta uma necessidade maior de urinar. Este fato ocorre porque o álcool:
estimula a produção do hormônio ADH.
aumenta a eliminação de açúcar pela urina.
inibe a produção do hormônio ADH.
inibe o funcionamento do fígado.
estimula o funcionamento do pâncreas.