O DMT (dimetiltriptamina) é uma droga alucinógena e ilícita, classificada como tipo A, como a heroína e a cocaína. Esta droga é encontrada em folhas de plantas da América do Sul como: Anadenanthera peregina, em folhas de Banisteriopsis rusbyana, Diplopterys cabrerana e principalmente na da planta brasileira epená (Virola calophylla). Além de ser encontrada em rapé, hoje já pode ser encontrada em pó e em cristais.
O DMT pode ser fumado através de um cachimbo ou então injetado no músculo. Seu uso não causa dependência física ou psicológica. Para usar o DMT via oral, deve-se misturá-lo com inibidores da monoamina oxidase, mas ainda causa alucinações. No caso de via oral, a forma mais conhecida é a do “chá ayahuaska” que é usado nos ritos do Santo Daime (uma religião), no seu preparo a uma reunião para a consagração do chá, para seus usuários neste ritual ele é um gerador da divindade interna. A ayahuaska causa alterações da consciência mesmo misturado com inibidores.
Os efeitos que a droga causa quando é injetada ou fumada são:
Primeiros instantes:
- Visões e pensamentos muito rápidos;
- Objetos perderem as formas;
- Objetos se dissolverem;
Após os primeiros 5 minutos:
- Pupilas dilatadas;
- Batimento cardíaco acelerado;
- Tensão arterial aumenta;
Dentro de 10 minutos:
- Alucinações de olhos fechados e abertos;
- Grande movimentação na visão
- Dificuldade nas expressões e pensamentos;
- Pressentimentos que podem levar ao medo.
Devido aos efeitos serem muito fortes, algumas pessoas podem até relatar contatos com pessoas já mortas e também extraterrestres, saindo da realidade. Após 60 minutos os efeitos já não existem mais, apenas em raros casos pessoas tiveram alguns sintomas na segunda hora do uso.
O DMT também pode causar depois do uso, irritações na garganta, distúrbios no sono e dificuldade de concentração para se fazer tarefas. Assim como ocorre com outras drogas alucinógenas, as pessoas que usam o DMT podem aumentar sua dose frequentemente, pois o efeito começa a ter menos intensidade e o período que os efeitos são percebidos se tornam mais curtos. Não é recomendada a mistura do DMT com outras drogas, e é muito perigoso o uso por pessoas que tem a pressão alta.
Referências Bibliográficas:
http://www.heartoftheinitiate.com/node/482/print
https://web.archive.org/web/20150903043101/http://www.dedrogas.com:80/2006/02/07/dmt/
http://reocities.com/HotSprings/4630/dmt.htm
http://www.spiner.com.br/modules.php?name=drogastofora&file=menu/tiposdedrogas/dmt
https://web.archive.org/web/20090109172157/http://pt.azarius.net/encyclopedia/17/DMT/
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/drogas/dmt-dimetiltriptamina/