Lista de questões de vestibulares sobre Ambientalismo. Ler artigo Ambientalismo.
A maneira como a humanidade enxerga-se e relaciona-se com a natureza é fruto do momento histórico em que vive. Pode-se compreender, portanto, que, em diferentes tempos e espaços, são configuradas inúmeras formas de se perceber a natureza e de com ela se relacionar. Os movimentos ecológicos dos países industrializados ocidentais passaram por diversas fases desde que se iniciaram. Nesse sentido, em relação às fases por que passaram os movimentos ecológicos, é correto afirmar:
Surgem da preocupação específica com a natureza, expressa pelo lançamento do Relatório Brundtland, nos anos de 1970; seguem com as discussões da Rio+10, no Rio de Janeiro, RJ; e têm continuidade com a fase da ecologia radical e o surgimento do movimento Greenpeace no final do século XX.
Originam-se com a contracultura nos anos de 1950, representada pelos movimentos pacifistas, hippies e feministas; continuam na fase de contestação mundial dos anos de 1980 com a Eco-92, no Rio de Janeiro, RJ; e encontram-se na fase dos fóruns mundiais e do surgimento de ONGs.
Têm início com a proteção ambiental tradicional, nos anos de 1940; seguem com a fase da ecologia política nos anos de 1980, com o movimento Hippie nos Estados Unidos; e têm continuidade com os debates da ecologia global a partir dos anos de 1990.
Iniciam-se com a defesa tradicional da natureza, no final do século XIX e início do século XX; intensificam-se entre os anos de 1970 e 1980; e encontram-se, atualmente, na fase da crise ecológica globalizada.
Iniciam-se com a defesa da natureza no início do século XX; têm continuidade com a fase da radicalidade ecológica dos anos de 1970; e encontram-se na fase da responsabilidade e da ética ecológica mundial, surgida no final dos anos de 1980, com o compromisso dos países industrializados de reduzir seus poluentes.
A questão ambiental, uma das principais pautas contemporâneas, possibilitou o surgimento de concepções políticas diversas, dentre as quais se destaca a preservação ambiental, que sugere uma ideia de intocabilidade da natureza e impede o seu aproveitamento econômico sob qualquer justificativa. PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).
Considerando as atuais concepções políticas sobre a questão ambiental, a dinâmica caracterizada no texto quanto à proteção do meio ambiente está baseada na:
prática econômica sustentável.
contenção de impactos ambientais.
utilização progressiva dos recursos naturais.
proibição permanente da exploração da natureza.
definição de áreas prioritárias para a exploração econômica.
No Tocante as discussões ambientais globais, regionais e locais, tem-se que:
I - Na composição da construção espacial geográfica das cidades, devem ser levados em consideração itens como localização, clima, hidrografia, vegetação, solo e geologia, quando em análise dos fatores dos impactos ambientais que ocorrem. Com o crescimento das populações, fica cada vez mais obvio que os seres humanos tendem a enfrentar estes problemas ambientais que ficam cada vez mais concentrados e em maiores proporções, como a poluição do ar, água, solo, a inversão térmica, ilha de calor, efeito estufa e as chuvas ácidas nas cidades. II - No Brasil, principalmente nos espaços urbanos chamados de cidades, os principais problemas ambientais estão relacionados à produção de resíduos, pois as políticas públicas de reciclagem por parte dos órgãos competentes competem com o descaso e a falta de educação e consciência de parte da população, que acumulam diariamente toneladas a toneladas destes resíduos que acabam por serem depositados em ruas, praças, parques, terrenos baldios ou lugares impróprios. Por sua vez, acabam sendo canalizados para os rios em dias de chuva, gerando problemas da ordem econômica em primeira instância com as enchentes e enxurradas que destroem o patrimônio publico e privado, e da ordem saúde e meio ambiente em um segundo momento, com a proliferação de doenças principalmente pela contaminação da água.
As afirmações I e II estão:
totalmente corretas;
totalmente erradas;
a I correta e a II errada;
a I errada e a II correta;
ambas estão parcialmente corretas.
No ano de 2019, vários incêndios na vegetação do Brasil alarmaram o mundo.
Analise as proposições sobre a vegetação e os impactos do desmatamento.
I. Impacto ambiental é um desequilíbrio provocado pela ação dos seres humanos.
II. A devastação da vegetação normalmente se relaciona a interesses econômicos.
III. A primeira consequência do desmatamento é o comprometimento da biodiversidade.
IV Os incêndios consomem uma quantidade incalculável de biomassa.
V. Uma das consequências do desmatamento é o aumento do processo erosivo e o empobrecimento dos solos.
VI. O desmatamento interfere na distribuição de chuvas.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas IV, V e VI são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II, III, IV e V são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.