Lista de questões de vestibulares e do Enem sobre os desastres ambientais. Ler artigo Desastre ambiental.
O rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, em novembro de 2015, considerado o maior desastre ambiental do Brasil, causou uma enxurrada de lama com rejeitos, na região de Mariana (MG).
Considere as afirmações abaixo, sobre as consequências desse desastre.
I - O impacto ambiental do rompimento, que vazou 35 bilhões de litros de rejeitos de minérios, atingiu a vida aquática, as faixas de matas ciliares, bem como o litoral do Espírito Santo. II - A lama contaminada, oriunda da barragem, abalou o abastecimento de água de várias cidades ao longo da bacia do Rio Doce. III - A lama contaminada modificou a composição do solo, ao longo de 650 km do Rio Doce e seus afluentes, tornando-o improdutivo naqueles locais em que houve a deposição dos sedimentos.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Este já foi o quarto maior lago do mundo, está localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão e é alimentado pelos rios Amu Darya e Syr Darya, cujas nascentes localizavam-se nas montanhas próximas. Seu nome significa “mar de ilhas” em função das mais de 1500 ilhas que existiam no local. Este lago de água salgada já possuiu 68000 km² de superfície e 1100 km³ de volume de água, mas tem encolhido gradualmente desde os anos 1960. As imagens de satélite mostram as transformações no lago entre 1989 e 2009.
Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que identifica CORRETAMENTE o nome do lago em questão bem como os motivos que levaram à situação mostrada pelas imagens de satélite.
Trata-se do Mar Cáspio e o processo de desertificação que se instalou naquela área praticamente acabou com a pesca do esturjão, peixe muito cobiçado por causa das suas ovas, com as quais se produz o caviar.
Trata-se do Mar Negro, que em função da utilização das águas do Rio Jordão para inúmeros projetos de irrigação pelos países da região, levou à extinção do lago. Hoje o que se tem é um imenso terreno desértico.
Trata-se do Mar de Aral, cujas águas foram desviadas a partir da década de 1960 pela ex-União Soviética para atender à produção de algodão e outros produtos agrícolas nas áreas próximas.
Trata-se do Mar de Azov, que tem sofrido muito pela pesca predatória, boa parte das suas mais de 80 espécies de peixe estão desaparecendo em função de não haver um controle das atividades econômicas.
Em 25 de janeiro de 2019, o rompimento da barragem com rejeitos de minério de ferro da mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale S.A. em Brumadinho/MG, deixou um grande rastro de destruição e dezenas de mortes. O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, aconteceu pouco mais de três anos após a queda da barragem em Mariana/MG. Acidentes como esses geram impactos ambientais que são incalculáveis e, até mesmo, irreversíveis.
Sobre os principais impactos ambientais gerados pelo rompimento da barragem em Brumadinho, analise as proposições.
I. Embora a Vale afirme que a lama proveniente do rompimento da barragem não era tóxica, este desastre representou problemas graves ao meio ambiente. A grande quantidade de material liberado passou por uma grande área, desencadeando, deforma imediata a morte de várias pessoas e também de animais e plantas.
II. O rio de lama formado, ao atingir o mar, afetou diretamente a vida marinha na região do Espírito Santo, onde o rio Doce encontra com o oceano. Outra preocupação existente são os efeitos dos rejeitos nos recifes de corais de Abrolhos, um local com grande variedade de espécies marinhas.
III. A lama, que continha ferro, sílica e água, atingiu o rio Paraopeba, que é um dos afluentes do rio São Francisco, afetando de maneira negativa a qualidade da água no local.
IV. O solo da região também foi afetado em virtude da grande quantidade de lama ali depositada. Um dos primeiros impactos foi a alteração da composição original do solo.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.