Exercícios - Desastre ambiental

Lista de questões de vestibulares e do Enem sobre os desastres ambientais.
Ler artigo Desastre ambiental.

Exercício 1: (UFRGS 2017)

O rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, em novembro de 2015, considerado o maior desastre ambiental do Brasil, causou uma enxurrada de lama com rejeitos, na região de Mariana (MG).

Considere as afirmações abaixo, sobre as consequências desse desastre.

I - O impacto ambiental do rompimento, que vazou 35 bilhões de litros de rejeitos de minérios, atingiu a vida aquática, as faixas de matas ciliares, bem como o litoral do Espírito Santo.
II - A lama contaminada, oriunda da barragem, abalou o abastecimento de água de várias cidades ao longo da bacia do Rio Doce.
III - A lama contaminada modificou a composição do solo, ao longo de 650 km do Rio Doce e seus afluentes, tornando-o improdutivo naqueles locais em que houve a deposição dos sedimentos.

Quais estão corretas?


Exercício 2: (PUC-SP 2018/1)

Este já foi o quarto maior lago do mundo, está localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão e é alimentado pelos rios Amu Darya e Syr Darya, cujas nascentes localizavam-se nas montanhas próximas. Seu nome significa “mar de ilhas” em função das mais de 1500 ilhas que existiam no local. Este lago de água salgada já possuiu 68000 km² de superfície e 1100 km³ de volume de água, mas tem encolhido gradualmente desde os anos 1960. As imagens de satélite mostram as transformações no lago entre 1989 e 2009.

Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que identifica CORRETAMENTE o nome do lago em questão bem como os motivos que levaram à situação mostrada pelas imagens de satélite.


Exercício 3: (UDESC 2020/1)

Em 25 de janeiro de 2019, o rompimento da barragem com rejeitos de minério de ferro da mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale S.A. em Brumadinho/MG, deixou um grande rastro de destruição e dezenas de mortes. O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, aconteceu pouco mais de três anos após a queda da barragem em Mariana/MG. Acidentes como esses geram impactos ambientais que são incalculáveis e, até mesmo, irreversíveis.

Sobre os principais impactos ambientais gerados pelo rompimento da barragem em Brumadinho, analise as proposições.

I. Embora a Vale afirme que a lama proveniente do rompimento da barragem não era tóxica, este desastre representou problemas graves ao meio ambiente. A grande quantidade de material liberado passou por uma grande área, desencadeando, deforma imediata a morte de várias pessoas e também de animais e plantas.

II. O rio de lama formado, ao atingir o mar, afetou diretamente a vida marinha na região do Espírito Santo, onde o rio Doce encontra com o oceano. Outra preocupação existente são os efeitos dos rejeitos nos recifes de corais de Abrolhos, um local com grande variedade de espécies marinhas.

III. A lama, que continha ferro, sílica e água, atingiu o rio Paraopeba, que é um dos afluentes do rio São Francisco, afetando de maneira negativa a qualidade da água no local.

IV. O solo da região também foi afetado em virtude da grande quantidade de lama ali depositada. Um dos primeiros impactos foi a alteração da composição original do solo.

Assinale a alternativa correta.