Exercícios - Poluição

Lista de questões de vestibulares e do Enem sobre o tema Poluição.
Ler artigo Poluição.

Exercício 1: (UFSC 2013)

A questão ambiental vem sendo discutida em conferências mundiais há bastante tempo. Uma das principais delas, conhecida como Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, foi realizada em 1972, na cidade de Estocolmo, e contou com a presença de vários países para decidirem as ações nos vinte anos seguintes. Em 1992, no Rio de Janeiro, houve outra reunião de avaliação relativa às ações do último encontro. Mais recentemente, na mesma cidade, o encontro conhecido como Rio+20 avaliou o passado e propôs alternativas para as próximas décadas.

Disponível em: <http://pilordia.blogspot.com.br/2012/06/reducao-do-ipi-as-portas-da-rio-20.html>. [Adaptado] Acesso em: 17 ago. 2012.

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Exercício 2: (FUVEST 2018)

Nas últimas décadas, descobriu-se que os volumosos e inadequados descartes de resíduos plásticos e de outros materiais sintéticos,mesmo quando realizados nos continentes, podem resultar em consideráveis depósitos em áreas distantes nos oceanos e mares, seja em seu fundo, na coluna d’água, ou na sua superfície. Como consequência, ocorrem mudanças físicas, químicas e ecológicas nesses oceanos e mares, em que alguns desses depósitos já atingem a escala planetária, como é o caso dos materiais plásticos flutuantes representados na figura.

www.revistapesquisafapesp.br, maio de 2016.

Os depósitos flutuantes representados na figura apresentam-se:


Exercício 3: (UFSC 2019/2)

Poluentes no meio ambiente podem interagir com patógenos para mudar a resposta de pessoas e seres vivos a doenças infecciosas

Há algumas décadas, pesquisadores demonstraram que poluentes orgânicos persistentes, como dioxinas e bifenilas policloradas, reduziram a resistência de ratos ao vírus influenza. Nova pesquisa sugere que outros contaminantes, incluindo compostos fluorados, arsênio e mercúrio, também podem interferir na resposta imune de animais em laboratório, bem como de pessoas. Em alguns casos, os poluentes reduzem a resposta imune a vacinas, tornando as pessoas mais suscetíveis a doenças infecciosas. Em outros casos, poluentes do meio ambiente aumentam a virulência de patógenos, resultando, por exemplo, no aumento da resistência de algumas bactérias a antibióticos.

ERICKSON, B. E. Linking pollution and infectious disease. Chemical & Engineering News, American Chemical Society, Washington, EUA, p. 29-33, 18 mar. 2019. [Adaptado].

O aumento das atividades antropogênicas e do consumo tem amplificado problemas relacionados ao meio ambiente. Sobre esse assunto, é correto afirmar que: