Lista de questões de vestibulares sobre as Zonas mortas dos oceanos. Ler artigo Zonas mortas dos oceanos.
A “crise ambiental oceânica” é resultado de uma série de fatores, dentre eles o desaparecimento da vida marinha. Nesse sentido, surgem “zonas mortas”, uma das contribuições para a extinção dos ecossistemas marinhos. Assinale a única alternativa CORRETA para as origens e causas das zonas mortas.
A contaminação das águas litorâneas pelo excesso de chorume (fósforo e oxigênio) contido nos depósitos de lixo litorâneos.
As zonas mortas concentram-se, principalmente, nos litorais do Atlântico e do Pacífico dos EUA; dos países africanos; do litoral antártico e dos países banhados pelo Mar de Aral, isto é, onde as atividades industriais e agrícolas são mais marcantes.
Nos últimos cinqüenta anos, a população mundial dobrou, enquanto o consumo de frutos do mar aumentou cinco vezes. A natureza não está conseguindo repor os estoques pesqueiros além da capacidade de recuperação das populações.
Essas zonas são causadas pela redução do oxigênio decorrente da decomposição de algas, que proliferam devido aos resíduos orgânicos, ao fósforo e ao nitrogênio despejados no mar pelas atividades industriais e agrícolas.
Uma zona morta surge quando a concentração de nitrogênio é insuficiente para a manutenção da vida, exceto pela presença de algumas bactérias.
O acúmulo de lixo nos oceanos pode levar à perda de microfaunas e espécies que provavelmente ainda nem foram identificadas por cientistas. Cerca de um terço desse lixo encontrado é composto por plástico. Esses resíduos propiciam a intoxicação de pequenos animais que, ao ingerirem esse material, acabam trazendo danos à espécie. Isso reduz a probabilidade de sobrevivência e, em longo prazo, pode causar o colapso de determinadas populações marinhas. (http://www.pensamentoverde.com.br/meioambiente/acumulolixoprofundezasmarriscobiodiversidademarinha/).
A respeito da notícia veiculada acima, assinale a proposição correta:
Os tubarões são os mais afetados por esse desequilíbrio.
Animais que estão na base das cadeias alimentares oceânicas são os mais afetados.
Essa situação tem influência direta sobre o fenômeno el niño.
O plástico nos oceanos afeta diretamente o fitoplancto.
O que ocorre com os oceanos tem pouca influência sobre os continentes.