Exercícios e questões de vestibulares sobre os blocos econômicos. Ler artigo Blocos econômicos.
Dentro do cenário internacional a economia do mundo ocidental se transformou no sentido de formação de grandes blocos econômicos: União Européia (ex Comunidade Econômica Européia), Mercosul e Nafta. Estes blocos:
Reforçam a idéia de comércio multilateral globalizado.
São característicos de uma economia global que se regionaliza pelas disputas econômicas mais interrelacionadas.
Não estão relacionados com a globalização pois são diferentes mercados fechados.
São apenas dos países desenvolvidos que estão envolvidos.
Representam a etapa de desenvolvimento da segunda revolução industrial na Europa.
Observe a figura abaixo.
Os blocos regionais, assinalados numericamente de 1 a 3 no mapa, são, respectivamente:
Mercosul (Mercado Comum do Sul); APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico); Sapta (Acordo Comercial Preferencial do Sul da Ásia).
UNASUL (União das Nações Sul-Americanas); Ecowas (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental); Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático).
Mercosul (Mercado Comum do Sul); SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral); Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático).
Comunidade Andina; União Africana; APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico).
Mercosul (Mercado Comum do Sul); Ecowas (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental); APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico).
Podemos afirmar que ocorreram mudanças nos padrões da divisão da produção e do comércio internacional, desde o final do século XX. Com base nesta afirmativa, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, e indique a alternativa correta:
I. BRICS II. G8 III. CEI IV. Tigres Asiáticos V. DIT
( ) Podemos citar: Cazaquistão, Belarus e Ucrânia, entre outros e, tentam se organizar industrialmente. ( ) Fazem parte: Taiwan, Cingapura e Hong Kong, entre outros. ( ) Podem ser: industrializados centrais; industrializados semiperiféricos e economias periféricas. ( ) Formam o conjunto de países que contribuíram recentemente com mais da metade do crescimento do produto global. ( ) Fazem parte desse grupo de nações mais industrializadas o Japão, Alemanha e Canadá, entre outros.
V; I; II; III; IV.
III; IV; V; I; II.
I; II; III; IV; V.
IV; III; II; V; I.
II; V; I; IV; III.
O surgimento dos blocos econômicos coincide com a mudança exercida pelo Estado. Em um primeiro momento, a ideia dos blocos econômicos era de diminuir a influência do Estado na economia e comércio mundiais. Mas, a formação destas organizações supranacionais fez com que o estado passasse a garantir a paz e o crescimento em períodos de grave crise econômica. Assim, a iniciativa de maior sucesso até hoje foi a experiência vivida pelos europeus. Disponível em:< http://educacao.globo.com/artigo/globalizacao-comercio-mundial-formacao-de-blocos-economicos.html> Acesso em: 22 out. 2015.
Sobre o tema central em destaque, é correto afirmar:
Os BRICs figuram como o mais novo bloco econômico mundial, formado por países emergentes, direcionando-se para uma unificação monetária;
A evolução e prosperidade do Mercosul pode ser vista pelo desenvolvimento socioeconômico dos países emergentes que formam o bloco, assim como pela ampliação do número de países membros;
A União Europeia é o mais antigo dos blocos econômicos mundiais, atualmente vem sofrendo vários impactos relacionados a crises que assolam alguns países membros;
Por ser o mais consolidado dos blocos econômicos, a União Europeia efetivou a unificação monetária em todos os países membros, e se direciona para criar um cidadão único, tanto na Europa ocidental como na oriental;
O Nafta, Associação de Livre Comércio da América do Norte, é formada por três países com alto poder de produção, consumo e grande população absoluta dentro do mundo.
Sobre o BREXIT, a União Europeia e a formação de blocos econômicos, é correto afirmar que:
no começo da década de 1990, autoridades europeias reuniram-se a fim de atualizar o Tratado de Roma; dali surgiu o Tratado de Maastricht, que deu origem oficialmente ao que hoje é conhecido como União Europeia.
a introdução do euro em 2002, novo capítulo na história da integração europeia, visava facilitar a circulação de capitais dentro do bloco; mesmo sendo membro, o Reino Unido decidiu não adotar a moeda.
os contrastes que existiam no interior da União Europeia e no interior dos países que a integram desapareceram com a criação do bloco econômico.
o BREXIT é o processo de saída do Reino Unido da União Europeia e deveria ter sido formalizado em março de 2019. Esse processo implica uma reestruturação política e econômica, pois o afastamento do bloco europeu trará uma nova realidade para a Inglaterra, o País de Gales, a Irlanda do Norte e a Escócia.
blocos econômicos como a União Europeia são associações de países que estabelecem relações comerciais entre si, sem alíquotas de importação e sem barreiras alfandegárias, por meio de acordos e normas. Os blocos existentes no mundo atualmente apresentam estas etapas consolidadas: Zona de Preferência Tarifária; Zona de Livre Comércio; União Aduaneira; Mercado Comum; e União Econômica e Monetária.
o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) ainda vigora e é um bloco econômico composto por Estados Unidos, Canadá e México, o qual prevê a livre circulação de mercadorias e também de pessoas, principalmente desde o governo Donald Trump.
os países culturalmente identificados como latinos projetam a constituição de um Bloco Econômico, formado pelo México e por países da América Central e da América do Sul, para fazer contraposição à hegemonia estadunidense no continente e criar novas alianças estratégicas com países da bacia do Pacífico.