Lista de questões de vestibulares sobre o tema Revolução Verde. Ler artigo Revolução verde.
As primeiras práticas de agricultura datam de, aproximadamente, 10.000 anos. Neste período, ocorreram inúmeras transformações na sua base técnica, mas é, no decorrer da segunda metade do século XX, que a revolução agrícola contemporânea, fundada na elevada motorização-mecanização, na seleção de variedades de plantas e de raças de animais e na ampla utilização de corretores de pH dos solos, de fertilizantes, de ração animal e de insumos químicos para as plantas e para os animais domésticos, progrediu vigorosamente nos países desenvolvidos e em alguns setores limitados dos países subdesenvolvidos. Marcel Mazoyer & Laurence Roudart. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea, São Paulo: Unesp; Brasília: NEAD, 2010. Adaptado.
As primeiras práticas de agricultura datam de, aproximadamente, 10.000 anos. Neste período, ocorreram inúmeras transformações na sua base técnica, mas é, no decorrer da segunda metade do século XX, que a revolução agrícola contemporânea, fundada na elevada motorização-mecanização, na seleção de variedades de plantas e de raças de animais e na ampla utilização de corretores de pH dos solos, de fertilizantes, de ração animal e de insumos químicos para as plantas e para os animais domésticos, progrediu vigorosamente nos países desenvolvidos e em alguns setores limitados dos países subdesenvolvidos.
Marcel Mazoyer & Laurence Roudart. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea, São Paulo: Unesp; Brasília: NEAD, 2010. Adaptado.
As transformações ocorridas na agricultura após meados do século XX foram reconhecidas como revolução verde, sobre a qual se pode afirmar:
Sua concepção foi desenvolvida no Japão e nos Tigres Asiáticos após a II Guerra Mundial.
Contribuiu para a ampliação da diversificação das espécies e do controle das sementes pelos pequenos agricultores.
Seus parâmetros produtivos estavam fundados, desde sua origem, em preservar e proteger a biodiversidade nas áreas de cultivo.
Com sua expansão, na África e no sudeste Asiático, as populações rurais puderam alcançar padrões de consumo semelhantes aos das grandes metrópoles.
Foi baseada na inovação científica e está atrelada à grande produção de grãos em extensas áreas de monocultura.
Sobre a “revolução verde”, assinale a alternativa correta.
Foi um movimento impulsionado pelos partidos verdes da Europa na segunda metade do século XX. Apontava ao aprimoramento, via mecanização, da produção agrícola e ao uso generalizado de sementes geneticamente modificadas. Ambas as medidas buscavam acabar com a fome no mundo.
Foi um movimento impulsionado em meados dos anos 80 do século XX por alguns países agrícolas, como a Índia, o Brasil e a Rússia, entre os mais importantes. Apontava ao redirecionamento da produção interna de alimentos para os países industrializados, para, assim, melhorar a balança comercial e aumentar o produto interno bruto.
Foi uma iniciativa, impulsionada na década de 1960, por alguns países do sul global, entre eles México, Índia e Filipinas. Visava transformar o cultivo do arroz e do trigo, na base de sementes geneticamente modificadas, que tornavam as safras mais resistentes a catástrofes naturais e pragas.
Foi organizada pelos partidos verdes europeus e sua organização global, o Greenpeace. Iniciada no último terço do século XX, visava a transformação dos modos de produção agrícola em cultivos orgânicos que respeitassem o meio ambiente.
O maior impacto da revolução verde foi obtido na África, na década de 1960, onde, por haver uma população eminentemente agrária, combinaram-se técnicas industriais e tradições de cultivo, melhorando e diversificando a produção de maneira que os excedentes fossem exportados para o resto do mundo.