Áreas de atuação para formados em Educação Física

Por Paula Rondinelli

Graduação em Educação Física (Unesp, 1999)
Mestre em Ciências da Motricidade (Unesp, 2002)
Doutorado em Integração da América Latina (USP, 2013)

Categorias: Educação Física, Profissões
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Para que uma pessoa se habilite em se formar um profissional de Educação Física, ela deve em primeiro lugar fazer um curso superior na área, seja de bacharelado ou de licenciatura, e em seguida realizar sua inscrição no Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), mas deverá realizá-la nos conselhos regionais.

A opção entre licenciatura e bacharelado se diferencia à medida que se deseja optar por atuar como professor na educação básica – seja pública ou privada -, então a opção será pela licenciatura. Já o bacharel pode trabalhar em diversas outras frentes, com a exceção de dar aulas.

Enfim, são múltiplas as áreas de atuação de um profissional de Educação Física. Aqui não classificaremos as opções entre afins a licenciatura ou ao bacharelado. Em todo caso se busca um panorama:

Personal trainer. Foto: Jan.evenepoel / Wikimedia Commons / CC-BY-SA 3.0

Assim, é possível compreender que realmente são muitas as possibilidades de atuação do profissional de Educação Física. Deve-se lembrar que lecionar no ensino básico e médio é exclusividade do licenciado, mas com pós-graduação latu sensu, mestrado e doutorado é possível lecionar no ensino superior e demais graus superiores. Também foram mencionadas as áreas possíveis de atuação do profissional: ensino, esportes, alta performance, reabilitação, ginástica laboral, saúde, pesquisa, academias, reabilitação, Organizações não governamentais e gestão.

Referências:

UNICESUMAR. 11 áreas em que o profissional de Educação Física pode atuar, 2021. Disponível em: https://blog.unicesumar.edu.br/profissional-de-educacao-fisica. Acesso em 07/03/2022.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!