A nutrição esportiva está relacionada a todos aqueles que fazem algum tipo de exercício físico, não importando a modalidade e intensidade realizada. É sempre bom lembrar que o desempenho no esporte será melhor realizado quando for aliado a uma alimentação adequada.
Qualquer pessoa pode praticar exercício físico, não importando a idade, é preciso cuidar com a escolha da atividade e a freqüência a ser praticada, pois, cada pessoa apresenta seu próprio ritmo e isso deve ser respeitado.
Para o início das atividades físicas um médico deverá ser procurado para adequar-se a atividade e a freqüência. O cuidado com a alimentação também é fundamental, englobando as preocupações com a saúde e as necessidades individuais de cada pessoa. Para o início das atividades, deve-se avaliar, com relação à alimentação:
- Os níveis necessários de nutrientes para o desenvolvimento eficaz do exercício físico;
- Práticas alimentares adequadas que mantenham e preservem a saúde, evitando patologias por carências de nutrientes;
- Obtenção e manutenção da massa muscular e % de gordura nos níveis adequados, entre outras;
- Constante hidratação durante as atividades físicas.
A hidratação é de grande importância para a atividade física, pois, durante o exercício, nosso corpo perde uma grande quantidade de água com o objetivo de regular a temperatura e servir de combustível, devido a isso, essa perda deve ser reposta para que não ocorra a desidratação.
A quantidade de água ingerida deve ser de 400 a 600ml, no mínimo 20 minutos antes do exercício físico. Durante a prática do exercício, deve-se tomar 250ml a cada 15 minutos.
Para aquelas pessoas que suam muito, pode ser usada as bebidas isotônicas, pois, elas tem grande quantidade de sódio e outros minerais, mas não se deve tomar essas bebidas em qualquer momento, pois, elas são calóricas.
Outra boa dica diz respeito ao consumo de uma fonte de carboidrato pelo menos 15 minutos antes da atividade. Pode-se consumir uma fruta ou mesmo um biscoito salgado, para assim, fornecer combustível ao nosso organismo durante a atividade, facilitando a queima de calorias.
Essas dicas servem para qualquer pessoa, com elas o desempenho físico e as questões nutricionais estarão adequadas à saúde de todos.
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/educacao-fisica/nutricao-esportiva/