Treinamento Funcional

Graduação em Educação Física (Unesp, 1999)
Mestre em Ciências da Motricidade (Unesp, 2002)
Doutorado em Integração da América Latina (USP, 2013)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Você sabe o que é treinamento funcional? Qual a sua base e em que consistem seus exercícios?

O treinamento funcional consiste em um conjunto de movimentos específicos, fazendo do corpo um meio para a produção de movimentos mais eficientes, desenvolvendo sua eficiência e prevenindo lesões. Esses movimentos são basicamente: levantar, agachar, arremessar, correr ou saltar. A promessa desse tipo de treinamento é o ganho de força, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, resistência e condicionamento. (Blog educação Física, s/d)

Os praticantes que tradicionalmente buscavam um tipo de treinamento resistido, em geral buscavam a musculação. Atualmente esse público se divide, haja vista que o treinamento funcional apresenta caráter desafiador, complexo e motivante.

Segundo Campos e Neto apud Zanella e Aguiar (2015), a funcionalidade esteve inerente ao ser humano ao longo de toda a vida, uma vez que o homem precisa desempenhar eficientemente as atividades cotidianas. De acordo com os autores, com o passar do tempo, com a situação de conforto conquistada ao longo do período evolutivo, essas situações fizeram o homem menos funcional. Segundo Mcardle et.al. apud Zanella e Aguiar (2015), essa capacidade de funcionalidade humana tende a regredir a partir dos 30 anos, principalmente aliada ao estilo de vida.

Assim, D´Elia e D´Elia lidos por Zanella e Aguiar (2015) mostra que se pretende a produção de movimentos, preferencialmente com significativa amplitude. Assim, são características do treinamento funcional:

  • Transferência de treinamento: procura por semelhança entre o movimento realizado no treino e a atividade cotidiana. Assim, a transferência será mais eficiente;
  • Estabilização: Esse tipo de treinamento se utiliza de alguns movimentos instabilizadores, para que o praticante possa reagir e desenvolver a estabilidade;
  • Desenvolvimento dos padrões de movimentos primários: “o treinamento funcional se baseia em sete movimentos considerados primários para a sobrevivência humana e para a performance esportiva, são eles: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, girar e levantar. O treinamento funcional tem nesses movimentos sua matéria-prima, buscando adaptá-los à especificidade-alvo.”
  • Desenvolvimento dos fundamentos de movimentos básicos: são quatro os tipos de movimentos básicos: habilidades locomotoras, habilidades não-locomotoras, habilidades de manipulação e consciência de movimento. Assim, quaisquer movimentos de tipo complexo se apresentam como uma combinação desses movimentos básicos;
  • Desenvolvimento da consciência corporal: trata-se da consciência que o praticante tem do próprio corpo, bem como dos movimentos realizados por ele;
  • Desenvolvimento das habilidades biomotoras fundamentais: baseado no desenvolvimento de habilidades físicas, já que comumente um movimento é a combinação de algumas habilidades;
  • Aprimoramento da postura: corresponsável pelo equilíbrio e pela qualidade de movimento;
  • Exercícios multi-articulares: o treinamento funcional se baseia em atividades que utilizam múltiplas articulações, com a finalidade de eficiência de movimentos e ganhos em transferência para atividades diárias;
  • Desenvolvimento da sinergia muscular: “A sinergia ocorre quando vários músculos trabalham juntos para conseguir uma ação coordenada das articulações.” Assim, ao realizar um exercício, realiza-se uma sinergia muscular.

Logo, esses itens se referem aos elementos intrínsecos e norteadores do treinamento funcional. E são interessantes, porque se trata de uma prática pensada tanto para um idoso que pretende melhorar suas tarefas cotidianas, como para um atleta, que pretende evoluir com seu desempenho de movimentos.

Assim, foram vistos: a) o conceito de treinamento funcional – o que é e qual seu objetivo; b) de que modo o treinamento funcional foi desenvolvido e, por fim; c) quais são os elementos fundamentais que constituem a base do treinamento funcional.

Referências:

BLOG educação Física. Treinamento funcional: aprenda tudo sobre esta modalidade, 2017. Disponível em: https://blogeducacaofisica.com.br/treinamento-funcional-modalidade/. Acesso em 04/03/2022.

ZANELLA, A.L., AGUIAR, C.D. A eficiência do treinamento funcional: uma revisão de literatura acerca de seus aspectos. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 202, Marzo de 2015. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd202/a-eficiencia-do-treinamento-funcional.htm. Acesso em 04/03/2022.

Arquivado em: Educação Física
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: