União Nacional dos Estudantes

Por Thais Pacievitch
Categorias: Educação
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Fundada em 1937, a União Nacional dos Estudantes, UNE, é o órgão máximo de representação dos estudantes universitários brasileiros. O objetivo principal da UNE é a luta por melhores condições no âmbito educacional, no entanto, tradicionalmente, a UNE participa ativamente da história política do país. Desde sua fundação, a história da UNE confunde-se com a história do Brasil, sendo que nos momentos cruciais da história, sua representatividade fez diferença.

Dos momentos marcantes de sua história, vale destacar sua atuação após o Golpe Militar de 1964, chegando a atuar na “ilegalidade”, quando o regime militar retirou sua representatividade. Na história recente, a UNE participou ativamente das manifestações pró-impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, em 1992, em um movimento que mobilizou milhares de estudantes que ficaram conhecidos como “caras-pintadas”.

Atualmente, as linhas de atuação da UNE, segundo divulga a própria instituição, são as seguintes:

Os recursos financeiros da UNE advém, principalmente, das contribuições dos estudantes ao adquirirem a carteirinha de estudante, que lhes dá o direito a meia-entrada.

Os estudantes podem participar da UNE de diferentes formas: por meio dos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), Centros Acadêmicos,  participando de debates, fóruns, passeatas, manifestações, etc. Qualquer estudante pode ser candidato a diretoria da UNE, e montar uma chapa para participar do Congresso da UNE, que ocorre a cada dois anos.  Durante o Congresso, é realizada a eleição para a diretoria da UNE, que ocorre de forma congressual.

Referência:
UNE. Portal EstudanteNet. Disponível em: <http://www.une.org.br/> Acesso em: 14 jan. 2010.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!