Alumínio

Por Caroline Pedrolo

Graduação em Química (Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, 2014)

Categorias: Elementos Químicos
Faça os exercícios!
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Este elemento tem seu nome derivado do latim alumen e há registros de seu uso desde o tempo das sociedades grega e romana. O alumínio é um metal representativo encontrado no grupo 13 (grupo do Boro) da tabela periódica. Possui número atômico 13 e número de massa 26,98 u.a. Foi primeiramente obtido por Hans Christian Orsted, um químico dinamarquês, em 1825, porém de forma impura passando a ser realmente isolado por Friedrich Wohler em 1827, sendo este também responsável por obter pela primeira vez um composto orgânico em laboratório, a ureia.

Algumas de suas principais características estão listadas abaixo:

O alumínio que é considerado o elemento metálico em maior quantidade na Terra é obtido naturalmente a partir de alguns minérios e o principal deles é a bauxita. Outros minérios onde ele é encontrado também possuem grande valor comercial por serem considerados pedras preciosas como por exemplo o rubi e a safira. O Brasil possui reservas de minérios de bauxita enormes como a de Poços de Caldas (MG) e também jazidas de pedras preciosas. Porém não está entre os principais produtores deste minério.

As aplicações do alumínio são as mais diversas como por exemplo: em utensílios domésticos, na fiação elétrica, na construção civil (esquadrias), e na composição de espelhos juntamente com a prata. As ligas com alumínio são também utilizadas na produção de aviões, para torná-los mais leves.

Algumas pessoas possuem alergia ao alumínio, que pode provocar problemas de pele e estomacais nelas. Isto pode ocorrer por exemplo ao ingerir um alimento que foi preparado em uma panela de alumínio. Mas estas alergias não são tão comuns. Em geral este elemento só é considerado tóxico quando utilizado e ingerido em grande quantidade.

Referências:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/13-aluminio.pdf
http://www2.fc.unesp.br/lvq/LVQ_tabela/013_aluminio.html

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!