Cádmio

Por Luiz Ricardo dos Santos
Categorias: Elementos Químicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O cádmio é um metal de transição, na classificação periódica está localizado no grupo IIB, é branco prateado maleável e dúctil, apresenta resistência química e mecânica. O cádmio foi descoberto no ano de 1817 pelo químico alemão Stromeyer, quando do aquecimento da calamita (carbonato de zinco ZnCO3). Ao aquecer o minério em seu estado impuro ele observou uma coloração diferente durante o experimento, suspeitando se tratar de outro metal desconhecido. O nome do elemento é proveniente do latim “cadmia” que significa calamita, em virtude do metal estar presente neste minério.

O cádmio possui:

O cádmio é um metal reativo, logo que exposto ao observa-se o aparecimento, de manchas provavelmente, óxido de cádmio. O metal reage com ácidos diluídos liberando hidrogênio, porém não reage com hidróxidos diluídos em temperatura ambiente. É resistente a ação de produtos químicos. O cádmio em pó queima em contato com o ar.

Quando fundido o metal apresenta uma coloração azulada. Apresenta propriedades semelhantes a do zinco; todos os compostos de cádmio são extremamente venenosos e tóxicos. Não é encontrado na sua forma elementar na natureza, mas é comumente encontrado na forma de greennokite CdS. O cádmio é obtido industrialmente como subproduto da purificação eletrolítica do Cu, Pb e Zn ou por redução  do CdS  com Ca metálico segundo a reação:

Usos

 

O cádmio é usado como:

Bibliografia:
Russel, J. B. Química geral. São Paulo: Makron Books, 2004.

Vogel, Arthur Israel, 1905-Química Analítica Qualitativa / Arthur I.     Vogel ; [tradução por Antonio Gimeno da] 5. ed.  rev. por G. Svehla.- São Paulo : Mestre Jou, 1981 .

Mahan, B. M. Química: um curso universitário. 4a ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2003.

SHRIVER, DUWARD; ATKINS, PETER. Química inorgânica – 4ª edição. Porto Alegre, Bookman, 2008.

LEE, J.D.. Química inorgânica não tão concisa – tradução da 4ª edição inglesa. São Paulo,  Edgard Blücher, 1996.

James Brady, Humiston Gerard E. QUÍMICA GERAL – 2ª EDIÇÃO

http://images-of-elements.com

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!