No bloco “d” da Tabela Periódica encontramos os metais de transição. Neste bloco estão todos os elementos químicos metálicos que não possuem seus subníveis eletrônicos “d” completos e por isso tendem a formar cátions, que são íons de carga positiva.
Entre os metais de transição está o Tecnécio, um elemento químico de símbolo “Tc” e pertencente ao grupo 7 da tabela periódica. Seu nome deriva do grego “technikos” que significa algo artificial. Este elemento foi o primeiro a ser sintetizado em laboratório e suas principais características são:
- metal radioativo;
- coloração cinza-prateado;
- Número Atômico (Z): 43;
- Massa atômica (A): 98 u.a.;
- Apresenta-se sólido à temperatura ambiente;
O tecnécio não é encontrado na superfície terrestre, foi obtido pela primeira vez na Itália através do bombardeamento de Molibdênio por nêutrons. Pode ser encontrado aparentemente na composição de algumas estrelas.
O Tc99 é um subproduto da fissão do Urânio e, portanto, bastante radioativo.
O tecnécio possui restrita aplicação como no caso de algumas ligas metálicas de aço a fim de prevenir o processo de oxidação. Aproximadamente 30 compostos contendo tecnécio são utilizados na Medicina Nuclear em exames diagnósticos de disfunções de alguns órgãos.