Gastrulação

Por Elisa Martins
Categorias: Embriologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O embrião evolui a partir do disco embrionário durante toda a 3ª semana de gestação. Este fato é marcado pelo surgimento da linha primitiva, pela evolução estrutural da notocorda e também pela diferenciação das três camadas germinativas.

GASTRULAÇÃO: ORIGEM DAS CAMADAS GERMINATIVAS

A gastrulação é o processo que origina as camadas germinativas. Enquanto este processo acontece, o disco embrionário antes bilaminar, agora é convertido em um disco embrionário trilaminar, como na figura abaixo ilustrado. É perceptível neste esquema essa mudança e outras também, como o sulco primitivo.

A gastrulação é também o princípio da morfogênese, ou seja, o período em que há o início da formação da estrutura corpórea. Somado a isso, também a gastrulação é considerada um evento importante. As proteínas morfogenéticas do osso (BMP – boné morphogenetic proteins) são cruciais neste processo. No início da formação da linha primitiva na superfície do epiblasto do disco embrionário, começa concomitantemente a gastrulação. Neste caso, cada camada germinativa (ectoderma, mesoderma e endoderma) originará um órgão ou tecido específico:

Evidenciando o surgimento da linha primitiva, das camadas germinativas e da notocorda, temos então que esses são os mais importantes processos ocorridos durante a fase de gastrulação.

Bibliografia:
MOORE, K.L.; PERSAUD, T.V.N. The developing human: clinically oriented embryology. 7ª ed. Elsevier. USA, 2003.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gastrulação

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!