O sandboard é um esporte radical que tem como cenário dunas de areia. Partindo do alto dessas dunas, o esportista desliza em uma prancha, fazendo manobras radicais.
O sandboard é um esporte em que há uma mistura de manobras do surf, skate e do snowboard e proporciona ação aos praticantes, tornando-se ideal para quem procura adrenalina.
O esporte teve origem no Brasil em 1986, em Florianópolis. Os criadores foram surfistas que inventaram como um passatempo para os dias em que as ondas não estavam favoráveis. Os surfistas inicialmente usaram pedaços de madeira, de prancha e ate papelão para descer as dunas de areia.
Atualmente, as pranchas do sandboard são bem semelhantes as do snowboard. O esporte é praticado em alguns paises, além do Brasil como: Argentina, Uruguai, EUA, alguns paises africanos e outros.
No Brasil, é muito praticado em Florianópolis, e no Ceará, onde as dunas são excepcionais para o esporte. Esta se estabelecendo como uma opção de entretenimento no Rio Grande do Sul, onde a água fria impede alguns esportes.
Os equipamentos utilizados no Sandboard são:
Prancha: geralmente feita de fibra de vidro ou de fibra de carbono.
Bota: diminui a chance do praticante do esporte torcer o tornozelo na competição.
Deck: É uma proteção de borracha para proteger os tornozelos de impactos e evitar que o pé escorregue.
Vela: A vela faz a prancha desliza na areia, mas somente se o vento estiver favorável.
Os praticantes deste esporte são chamados de sandboarders. Qualquer pessoa que goste de aventura e que não tenha medo dos tombos, pode praticar o sandboard.
Há 4 tipos de competição no sandboard:
Big air: vence aquele que conseguir a manobra mais radical na competição.
Boardcross: corrida entre quatro atletas por um percurso com obstáculos, sendo o vencedor, aquele que chegar primeiro.
Slalom: Em um percurso marcado por bandeirinhas que devem ser contornadas, sendo que vence aquele que completar o percurso antes.
Stop style: vence quem se sair melhor em um percurso geralmente com obstáculos, nessa modalidade os atletas realizam suas manobras um de cada vez.
No Brasil, o maior destaque no esporte é Digiácomo Dias, que iniciou sua carreira aos 15 anos, em Florianópolis. Digiácomo Dias é tricampeão mundial, tetracampeão sul-americano e tricampeão catarinense.