Em aproximadamente 3000 a.C., o Boxe surgiu no Egito como peça integrante das festas realizados pelo faraó, onde homens despidos lutavam entre si. O esporte se manteve por milênios, até que chegou nas Olimpíadas durante o século VII a.C. Época em que os competidores utilizavam apenas um pedaço de couro para proteger as mãos.
As lutas sobreviveram ao Império Romano, porém com algumas modificações. Os combates eram desempenhados pelos gladiadores, com luvas feitas de metal. Fato que o tornava ainda mais violento e em muitos casos terminava em morte.
Da mesma forma que os romanos perderam seu domínio, o boxe ficou esquecido no tempo. Renasceu somente no ano de 1880, esporádicas disputas na Inglaterra, o que foi suficiente para voltar ao auge nos Jogos Olímpicos de St-Louis, em 1904, contendo sete categorias de peso.
A Federação Internacional de Boxe Amador difundiu-se no decorrer dos Jogos de Antuérpia 1920, na Bélgica. Todavia durou apenas 26 anos, obrigando a criação da Associação Internacional de Boxe Amador, a AIFA, atualmente responsável pelas competições mundiais.
Para a edição do Rio 2016, os homens lutam sem o uso do capacete e da camisa, assim como em competições profissionais. Já as mulheres competem com o protetor, uma vez que o uso obrigatório surgiu nos jogos de Los Angeles 1984.
O boxe feminino, no entanto, só garantiu seu espaço nas Olímpiadas de Londres 2012.
Tipos de categorias
Masculino
- Mosca-ligeiro: até 49kg
- Mosca: até 52kg
- Galo: até 56kg
- Leve: até 60kg
- Médio-ligeiro: até 64kg
- Meio-médio: até 69kg
- Médio: até 75kg
- Meio-pesado: até 81kg
- Pesado: até 91kg
- Superpesado: a partir de 91kg
Feminino
- Mosca: até 51kg
- Leve: até 60kg
- Meio-pesado: até 81kg
O tempo das disputas pode-se diferenciar entre os campeonatos. Nas competições Olímpicas são 3 rounds de 3 minutos no masculino e 4 rounds de 2 minutos no feminino. Entretanto, no geral os combates são compostos de até 12 assaltos de 3 minutos.
Com uma área de 7,8m², o ringue é formado por 4 lados. Local onde os atletas se confrontam, somando pontos através de golpes. Vale lembrar, que não é válido golpes abaixo da linha da cintura.
Alguns golpes:
- Cruzado: Curto na lateral da cabeça;
- Jab: Rápido, com a mão posicionada à frente da guarda;
- Direto: Potente, feito com a mão de trás da base;
- Gancho: Atinge a região da cintura;
- Swing: Realizado na diagonal, de cima para baixo;
- Uppercut: De baixo para cima, focando principalmente o queixo;
- Nocaute: Golpe que derruba o oponente por 10 segundos.
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/esportes/boxe/