Futebol

Por Ana Paula de Araújo
Categorias: Esportes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Especialmente no Brasil, o futebol tem uma importância notável. Culturalmente e tradicionalmente é o esporte predileto de crianças e adultos, chegando, muitas vezes a ser chamado de “febre nacional”. Desde muito cedo as crianças começam a praticar o esporte apenas por diversão, mas atualmente muitas pessoas têm levado a carreira a sério e investido no esporte. Os maiores jogadores de futebol do mundo são brasileiros, desde os mais antigos até os mais atuais.

Foto: Racheal Grazias / Shutterstock.com

Foto: Racheal Grazias / Shutterstock.com

O Brasil tem feito história através desse esporte principalmente na COPA DO MUNDO, que é onde cada país seleciona seus melhores jogadores para, juntos, defenderem a bandeira de sua terra natal. O Brasil é recordista em títulos na história desta competição, é pentacampeão mundial de futebol, sendo seguido pela Itália que adquiriu seu quarto título na COPA de 2006.

Origem do Futebol: Não se sabe ao certo como o esporte se iniciou, mas encontra-se na história antiga, vários tipos de esportes praticados com o uso da bola e muito semelhantes ao Futebol, embora não possuísse a organização e regras atuais. O mais parecido com o Futebol atual é um jogo encontrado na Grécia, por volta do século I a.C., esse jogo era praticado por soldados que se dividiam em duas equipes de nove pessoas e jogavam com uma bola cheia de areia. Foram encontrados também jogos não tão semelhantes na China Antiga, por volta de 3000 anos a.C., o qual era jogado como treinamento militar, e no Japão Antigo um jogo praticado por membros da corte.

Vejamos um pouco da história do Futebol:

Durante a Idade Média, um jogo muito parecido com o futebol se manifestava, porém este fazia o uso freqüente da violência entre os jogadores. Era composto de dois times com 27 jogadores cada e era permitido qualquer tipo de agressão física para conseguir a vitória. As funções de corredores, sacadores, guarda-redes, etc., eram ocupadas por subgrupos em cada equipe.

Na Itália verifica-se a presença de um jogo chamado gioco del calcio, que terminou por ser proibido por causa da demasiada violência em sua prática, mas logo depois voltou a ser praticado, porém com várias regras que proibiam a violência e que eram observadas pro mais de dez juízes.

Foi na Inglaterra, porém, que as regras atualmente conhecidas por nós foram implementadas. Lá o jogo foi sistematizado, o tamanho do campo foi determinado e passou-se a usar a bola de couro cheia de ar. Aos poucos o jogo foi se popularizando e recebeu, em 1848, um código unificado de regras para ser praticado em qualquer lugar do mundo.

Datas de instituição de algumas regras:
1871: guarda-redes (goleiro)
1875: regra do tempo de 90 minutos
1891: pênalti
1907: regra do impedimento.

Em 1885 o futebol passou a ser jogado profissionalmente, e em 1904 foi criada a FIFA. Foi trazido ao Brasil por Charles Miller, que ao viajar para a Inglaterra tomou conhecimento do esporte e trouxe, em 1894, uma bola de futebol e as regras. O primeiro time de futebol brasileiro foi o São Paulo Athletic.

Alguns dos principais campeonatos de Futebol para o Brasil, atualmente, são: A copa do Mundo, o Campeonato Brasileiro, a copa América, a copa das Confederações, entre outras.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!