A força é a habilidade fundamental para a prática do Levantamento de Peso. Homens e mulheres são exigidos em seu máximo, ao erguer cargas que chegam a ser três vezes seu peso corporal.
O princípio da modalidade, data por volta de 1000 a.C. entre os egípcios e os gregos, onde servia de treinamento para outros esportes. Entretanto, não somente havia a função de saber quem era o mais forte, os chineses utilizavam na mesma época, essa prática como seleção de homens ao efetivo do exército. A modalidade encontrava-se instituída, apesar de nossos ancestrais já realizarem uma espécie de exibição, como sinônimo de poder.
Expandiu para a Europa durante o século XVIII, primeiramente nas grandes potências, França e Alemanha. Demonstrações também aconteciam nos circos dos Estados Unidos. Em seguida, a Áustria inaugurava a primeira academia de Levantamento de Peso em aproximadamente 1800, o que mais tarde resultou nos primeiros torneios.
O Campeonato Mundial da modalidade estreou no ano de 1891 e contou com a participação de sete países diferentes, tendo um representante de cada. Uma vez que as regras já haviam sido estabelecidas pelas associações da França e Áustria em conjunto.
Entrou para o quadro de modalidades olímpicas com apenas três categorias, no retorno do evento na Era Moderna, em 1896 na cidade de Atenas. Ficando fora das edições de Paris 1900, Londres 1908 e Estocolmo 1912. Já em Antuérpia 1920, o Levantamento de Peso foi disputado com cinco categorias. Possibilitou a participação das mulheres só em Sydney, em 2000.
Os brasileiros começaram a organizar competições no ano de 1910. Trinta e seis anos mais tarde, criou-se a Federação Metropolitana de Halterofilismo. O esporte ganhava muitos adeptos e espalhava-se pelo país, fator que resultou na criação da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos, em maio de 1979.
Em um espaço quadrado com 4 metros de cada lado, O competidor tem como objetivo levantar uma barra de aço, nas medidas de 2,20 metros de extensão no masculino e 2,01 no feminino, suportando o maior peso possível acima da cabeça. São três tentativas, quem elevar a maior carga vence. Se houver empate, ganha o atleta com menor peso corporal e como último critério, quem levantou o peso primeiro.
Categorias:
Masculina
- Peso galo: Até 56kg
- Peso pena: Até 62kg
- Peso leve: Até 69kg
- Peso médio: Até 77kg
- Peso meio-médio: Até 85kg
- Peso meio-pesado: Até 94kg
- Peso pesado: Até 105kg
- Peso super-pesado: Acima de 105kg
Feminina
- Peso mosca: Até 48kg
- Peso galo: Até 53kg
- Peso pena: Até 58kg
- Peso leve: Até 63kg
- Peso médio: Até 69kg
- Peso pesado: Até 75kg
- Peso super-pesado: Acima de 75kg
O Levantamento de Peso possui dois tipos de provas:
- Arranque: O Halterofilista deve levantar a barra diretamente para cima da cabeça, sem que ela toque nenhuma parte de seu corpo. Mantendo-a por 2 segundos na posição sem flexionar os braços ou pernas.
- Arremesso: Já neste caso, o atleta posiciona a barra primeiramente na direção do peito, para em seguida erguer para cima. Mantendo também por 2 segundos os membros estendidos.
Referências Bibliográficas:
http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/modalidades/levantamento-de-peso
https://www.cob.org.br/pt/Esportes/levantamento-de-peso
http://www.cblp.org.br/quem-somos/
Eduardo Colli; Universo Olímpico: Uma enciclopédia das Olimpíadas. São Paulo: Códex, 2004.