É conhecida pelo nome de Área 51 um remoto anexo da Base Aérea Militar de Edwards, próximo ainda a um campo de testes nucleares, o NTS (Nevada Test Site - Local de Testes de Nevada, em português). Localizada a menos de 160 quilômetros de Las Vegas, no alto deserto de Nevada, nos Estados Unidos, trata-se da mais famosa instalação militar do mundo, e que, ao mesmo tempo, não existe oficialmente, pois, para todos os efeitos, esta é apenas um mero prolongamento da Base Edwards. Muitas vezes confundida com Roswell, área de suposto avistamento de discos voadores, na verdade os locais distam 1.434 Km um do outro.
A Área 51 tornou-se, ao longo dos anos, uma espécie de Santo Graal para teóricos da conspiração e ufólogos, que acreditam que ali os militares realizam diversas experiências com veículos alienígenas recuperados, as quais permitiram o desenvolvimento de diversas aeronaves. Não bastasse isso, acredita-se que estejam guardados em freezers os corpos de alienígenas, conservados para exame de seus organismos. Enfim, todo o tipo de história surgiu em torno da mítica instalação, como por exemplo, que ela estaria conectada por túneis subterrâneos e trens a outras bases secretas em todo o país.
São várias as teorias sobre como a Área 51 recebeu esse nome. Entre as mais populares, há aquela que diz que o nome remete à proximidade com o NTS. Usado como base de teste para bombas nucleares pelos militares da Área 51, o NTS é dividido em áreas de 1 a 30, e a Área 51, apesar de não fazer parte dessa divisão, ficava anexa à Área 15. Assim, o local teria recebido o nome de Área 51 devido à inversão dos números 1 e 5 de sua vizinha. Outra teoria popular é que o número 51 foi escolhido porque ele não seria usado como parte do sistema do NTS no futuro, em caso de expansão das instalações. Também há a ideia de que 51 poderia ser por causa do número de estados americanos, que é de 50.
Enfim, muito do que se sabe acerca da Área 51 é fruto de especulações e testemunhos não confirmados. Por décadas, a base permaneceu oculta de quase todos, até que em 1988, um satélite soviético divulgou fotos aéreas do local. O governo reconheceu e depois negou a existência da Área 51 durante a década de 90. O que se sabe é que a Força Aérea, a CIA e a fabricante de aviões Lockheed usaram a base como um palco para vôos de teste de aeronaves secretas e experimentais, conhecidas como aeronaves pretas. A base serviu ainda de instalação para o desenvolvimento e teste de aeronaves de tecnologia de ponta, a exemplo do avião espião U-2 e do caça invisível F-117A. O isolamento da Área 51 permanece até os dias de hoje, sendo proibida a aproximação de estranhos, e até recentemente, seu espaço aéreo era restrito. Além disso, a menção do local em documentos oficiais ainda sofre grande censura por parte do governo.
Bibliografia:
JACOBSEN, Annie.The Road to Area 51 (em inglês). Disponível em: <http://www.latimes.com/entertainment/la-mag-april052009-backstory,0,5104077.story>. Acesso em: 19 jun. 2012.
Como funciona a Área 51. Disponível em: <http://ciencia.hsw.uol.com.br/area-51.htm>. Acesso em: 19 jun. 2012.