O Capitólio não é um prédio como outro qualquer dos Estados Unidos, mas sim um edifício imponente e surpreendente. Seu interior abriga nada menos que o Congresso dos EUA, o qual engloba a Câmara Alta, integrada pelo Senado, e a Câmara Baixa, formada pelos Deputados.
A construção, muito procurada pelos turistas que visitam a América do Norte, está situada na capital do país, a cidade de Washington, D.C (Distrito de Columbia), na Colina do Capitólio, que dá nome a este bairro, no topo do National Mall, parque nacional que se estende deste centro político até o Monumento de Washington.A estrutura do Capitólio foi planejada inicialmente por William Thornton, médico de origem escocesa. Seus primeiros esboços foram mais tarde alterados por Stephen Hallet, Benjamin Latrobe e, logo depois, por Charles Bulfinch. Sua atual cúpula iluminada, de incrível altura, e as laterais da Câmara e do Senado foram criadas por Thomas U. Walter e August Schoenborn, e arrematadas sob a liderança de Edward Clark .
Este célebre prédio é dominado pela abóbada central e por suas duas divisões, uma para o Senado, na direção norte, e outra para a Câmara dos Representantes, localizada no sul do Capitólio. Sobre estas alas desdobram-se galerias de onde os turistas podem assistir às sessões políticas que aí se desenrolam. Seu projeto arquitetônico se baseia no modelo neoclássico.
A mais ou menos 90 metros de distância do solo ergue-se majestosa a Estátua da Liberdade (Obs: não confundir com a Estátua da Liberdade de Nova York), conhecida também como Liberdade Armada ou tão somente Liberdade. Esculpida em bronze pelo artista Thomas Crawford, foi inserida na Cúpula do Capitólio em 1863. Contraditoriamente, embora seu tema seja a liberdade, ela foi guindada a sua atual posição por trabalhadores escravos.
Concebido como o marco zero da capital norte-americana, sua pedra fundamental foi assentada em 18 de setembro de 1793, em um evento singular, pelo Presidente George Washington, primeiro presidente do país livre, considerado o Pai dos Estados Unidos da América.
Dizem que, hoje, esta pedra angular está situada próxima à Suprema Corte. Em sua superfície foi entalhado um símbolo de origem maçônica, inscrito em 1893, 100 anos depois de seu posicionamento no local da construção. Depois de algum tempo ela foi transferida de lugar no interior da estrutura do prédio.
Sua edificação teve início em 1793, dois anos depois que um terreno concedido por Maryland, um dos Estados norte-americanos, foi escolhido para ser o Distrito de Colúmbia, onde seria erguida a futura capital do país. Vários arquitetos contribuiriam, ao longo dos anos, para a construção do Capitólio. Internamente ele é revestido com várias criações de Constantino Brumidi.
A primeira sessão realizada pelo Congresso na sede do Capitólio foi em 17 de novembro de 1800, mesmo com a construção ainda inconclusa. Sua edificação foi toda realizada com a ajuda de escravos afro-americanos, pois trabalhadores livres não se adaptaram ao regime imposto por esta obra.
O Capitólio foi alvo, muitas vezes, de ataques terroristas. O mais recente ocorreu em 24 de julho de 1998, quando Russell Weston Eugene Jr ocupou o prédio e atirou, assassinando dois seguranças. Crê-se que, nos atentados que marcaram o 11 de Setembro, ele tenha sido um dos objetivos dos invasores do vôo 93 da United Airlines.
Depois deste evento as condições de segurança do edifício foram radicalmente transformadas. Os veículos são rigorosamente revistados e as pessoas vistoriadas com detectores de metais, enquanto suas posses são meticulosamente submetidas a aparelhos de raio X.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estátua_da_Liberdade_(Capitólio)
http://pt.wikipedia.org/wiki/National_Mall
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capitólio_dos_Estados_Unidos
http://www.oyo.com.br/atracoes/washington-dc/capitolio/
https://web.archive.org/web/20191218145542/http://www.aviewoncities.com:80/washington/uscapitol.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Washington
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/estados-unidos/capitolio/