Lista de questões de vestibulares que versam sobre Biologia Evolutiva. Ler artigo Biologia evolutiva.
O conhecimento sobre a origem da variabilidade entre os indivíduos, sobre os mecanismos de herança dessa variabilidade e sobre o comportamento dos genes nas populações foi incorporado à teoria da evolução biológica por seleção natural de Charles Darwin. Diante disso, considere as seguintes afirmativas:
I. A seleção natural leva ao aumento da frequência populacional das mutações vantajosas num dado ambiente; caso o ambiente mude, essas mesmas mutações podem tornar seus portadores menos adaptados e, assim, diminuir de frequência.
II. A seleção natural é um processo que direciona a adaptação dos indivíduos ao ambiente, atuando sobre a variabilidade populacional gerada de modo casual.
III. A mutação é a causa primária da variabilidade entre os indivíduos, dando origem a material genético novo e ocorrendo sem objetivo adaptativo.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e III, apenas.
I e II, apenas
I, apenas
III, apenas
Asas de morcegos e asas dos insetos têm origens embrionárias totalmente diferentes. Assim, durante a evolução, a adaptação pode levar organismos pouco aparentados a desenvolver estruturas e formas corporais semelhantes. Trata-se de um caso de:
convergência evolutiva.
divergência evolutiva.
seleção artificial.
lei do uso e desuso.
irradiação adaptativa.
Os fósseis são evidências importantes para a evolução. Tanto os fósseis como as evidências anatômicas indicaram que aves, tartarugas, crocodilianos, lagartos e cobras estão relacionados evolutivamente de forma diferente da classificação tradicional. O cladograma a seguir ilustra as relações evolutivas entre esses grupos.
Analisando o cladograma, pode-se concluir que:
A seria o ancestral comum de aves, tartarugas e lagartos.
B seria o ancestral comum de lagartos, serpentes e crocodilianos.
C seria o ancestral comum de todos os animais citados.
A seria o ancestral mais aparentado com lagartos do que o ancestral B.
C seria o ancestral comum com origem evolutiva mais recente do que o ancestral B.
A adaptação de estruturas ou sistemas de revestimento interno ou externo dos seres vivos está relacionada com o ambiente em que vivem. Sobre tais estruturas ou sistemas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
As minhocas utilizam seu revestimento externo como auxiliar na respiração.
No revestimento externo de muitas folhas a epiderme produz cutina, formando uma película altamente permeável à saída de água por toda a superfície foliar.
Os artrópodes, em geral, possuem um sistema de revestimento externo do corpo extremamente rígido e totalmente permeável à água.
Nos seres humanos, o revestimento interno do estômago apresenta pequenas dobras, denominadas microvilosidades, que aumentam a capacidade de absorção de nutrientes.
Alguns vermes parasitas intestinais apresentam seu corpo revestido por uma cutícula resistente que os protege da ação de ácidos estomacais.
Externamente, o caule de plantas arbóreas possui camadas de células mortas suberificadas com capacidade de fotossíntese.
A extremidade da raiz de uma planta é coberta por um capuz chamado coifa, formado por células parenquimáticas que protegem o meristema apical.
Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo "evolução" pode adquirir dignificados diferentes do senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas.
Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam por:
modificação de características
incremento no tamanho corporal.
complexificação de seus sistemas
melhoria de processos e estruturas
especialização para uma determinada finalidade
A imagem representa o processo de evolução das plantas e algumas de suas estruturas. Para o sucesso desse processo, a partir de um ancestral simples, os diferentes grupos vegetais desenvolveram estruturas adaptativas que lhes permitiram sobreviver em diferentes ambientes.
Qual das estruturas adaptativas apresentadas contribuiu para uma maior diversidade genética?
As sementes aladas, que favorecem a dispersão aérea
Os arquegônios, que protegem o embrião multicelular.
Os grãos de pólen, que garantem a polinização cruzada.
Os frutos, que promovem uma maior eficiência reprodutiva
Os vasos condutores, que possibilitam o transporte da seiva bruta
Estudo liga dores crônicas na coluna a “defeito” na evolução
Um novo estudo afirma que pessoas com problemas na coluna lombar podem tê-los "herdados" de um defeito ocorrido ao longo do processo de evolução. Segundo cientistas, essas pessoas teriam uma coluna em formato mais parecido com a de chimpanzés, o mais próximo ancestral humano.
Um “nó” nos discos da coluna deixa o alinhamento das vértebras mais parecido com o dos animais do que com as vértebras normais de humanos. Os cientistas acreditam que uma lesão tivesse feito com que a coluna evoluísse de forma diferente em pessoas, conforme o ser humano evoluía para caminhar sobre duas pernas. Fonte: BBC, 27/04/2015. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015
Acerca do tema é correto afirmar, exceto:
De acordo com a Teoria Sintética da Evolução, a seleção natural é apenas um dos mecanismos evolutivos conhecidos. Seleção sexual, derivação genética, mutação, recombinação e fluxo genético são os outros, podendo agir de forma a reduzir ou aumentar a variação genética.
A evolução por meio da seleção natural, proposta por Charles Darwin, enuncia que indivíduos que possuem características específicas, obtidas através de mutações e recombinações, e que os tornam mais aptos a viver em determinado ambiente, têm mais probabilidade de se reproduzir e gerar descendentes.
A evolução pode ser definida como o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo inclusive provocar o surgimento de novas espécies, fenômeno denominado de especiação.
A Teoria da Evolução reúne uma série de evidências e provas que comprovam o mecanismo evolucionista, podendo-se citar: fósseis, analogia, homologia, provas bioquímicas e embriológicas.
A evolução das espécies é uma teoria aceita dentro do meio científico para explicar o aparecimento e desaparecimento de grupos de seres vivos. Assinale a proposição que não está de acordo com o resumo neodarwinista para a evolução dos seres vivos.
O ambiente exerce pressão sobre as espécies selecionando as formas mais aptas
O ambiente modifica os espécimes e ao se transformarem passam as características adquiridas aos seus descendentes
Mutações ocorrem naturalmente e podem ser transmitidas aos descendentes
As formas mais aptas tendem a se sair melhor em um ambiente
Existe competição intraespecífica
Jean-Baptiste Lamarck foi pioneiro no estudo da evolução das espécies. Foi o primeiro pesquisador a afirmar que as espécies evoluíam ao longo do tempo, sendo o meio o fator primordial da influência evolutiva. Apesar da base da teoria proposta por esse naturalista não ser aceita atualmente pelo meio científico ele foi o precursor da teoria melhor fundamentada por Darwin. Marque a alternativa que indica os dois pontos principais da Teoria que ficou conhecida por lamarckismo:
Seleção natural e mutação;
Lei do uso e desuso e seleção natural;
Lei do uso e desuso e lei da necessidade;
Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso;
Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.
O “Abominável Mistério” de Darwin teve uma hipótese alternativa proposta por Gaston de Saporta, a qual foi confirmada pela ampliação do conhecimento dos registros fósseis e estudos moleculares. Sabe-se, hoje, que muitas angiospermas e muitos insetos tiveram um processo evolutivo conjunto.
Esse tipo de evolução em que duas espécies evoluem em conjunto é denominado:
Coevolução
Evolução Simpátrica
Evolução Alopátrica
Evolução Divergente
Evolução Convergente