A angiografia coronária, também chamada de angiografia do coração, arteriografia coronária ou angiografia cardíaca, é a visualização, por meio de radiografia, da anatomia do coração e vasos sanguíneos após a introdução intravascular de meio de contraste radiopaco.
Este exame é utilizado para detectar doenças como o infarto do miocárdio, placas arteroscleróticas calcificadas, acidente vascular cerebral (AVC), estenose da artéria renal, causas de hipertensão, embolia pulmonar, doenças congênitas e adquiridas dos vasos sanguíneos.
O meio de contraste (tintura) é administrado em uma artéria ou veia, por meio de um cateter inserido em um vaso periférico, e pressionado até alcançar o coração ou a origem das artérias do coração. Em casos de reações alérgicas ao contraste, o procedimento é interrompido. Após o término do procedimento, é feito o monitoramento do paciente objetivando detectar hemorragias e lhe é recomendado que fique em repouso por algumas horas.
A angiografia das carótidas, normalmente é realizada quando o paciente apresenta ataques isquêmicos passageiros, para que seja observado se há a presença de alguma obstrução ou estenose significativa em uma das artérias, que conduzem o sangue ao cérebro.
A angiografia cerebral é utilizada para detectar se há a presença de um aneurisma no cérebro ou auxilia na visualização de um tumor cerebral antes da realização do procedimento cirúrgico.
Uma angiografia das artérias coronárias, geralmente realizada juntamente com o cateterismo cardíaco, é utilizada para localizar regiões de estenose e obstrução arterial.
O procedimento é realizado administrando-se o contraste, por meio de um cateter fino, no vaso que será examinado. É feita uma anestesia local e, em seguida, uma agulha é inserida. Um cabo longo, flexível e fino é implantado através da agulha. A agulha é removida e o cateter é, então, colocado sobre o cabo no vaso sanguíneo. O cateter é conduzido até o vaso a ser observado e o contraste é então administrado.
São raros os problemas relacionados à realização da angiografia coronária. No entanto, podem ocorrer, sendo que as complicações podem incluir:
- Hemorragias e infecções no local onde o cateter foi inserido;
- Danos a vasos sanguíneos, sendo esta uma complicação extremamente rara;
- Reação alérgica ao contraste;
- Ataque cardíaco ou derrame, caso o cateter remova um coágulo de sangue ou depósito de colesterol da artéria, e este alcança o coração, pulmões ou cérebro.
Fontes:
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/003876.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Angiografia
http://www.copacabanarunners.net/angiografia-coronaria.html
https://web.archive.org/web/20150114065331/http://mmspf.msdonline.com.br:80/pacientes/manual_merck/secao_03/cap_015.html
http://www.rbccv.org.br/detalhe_artigo.asp?id=891
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/exames-medicos/angiografia-coronaria/