Anuscopia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Exames Médicos, Proctologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Anuscopia é um exame no qual se utiliza um diminuto espectro rígido, denominado anuscópio, composto por uma extremidade biselada e uma fonte de luz, que é inserido alguns centímetros no ânus do paciente, visando avaliar problemas na região perianal, canal anal e a porção distal do reto. Existe a anuscopia convencional e a de alta resolução.

A colonoscopia ainda não é capaz de obter todos os dados evidenciados pela anuscopia e, por esse motivo, esta ainda é considerada o exame padrão para o diagnóstico da maior parte das afecções anais e perianais.

No caso da anuscopia de alta resolução, o anúscópio é capaz de aumentar a imagem de 6 a 40 vezes; corantes podem ser utilizados para auxiliar na identificação de lesões características que não são observadas na anuscopia convencional. As lesões em questão podem ser biopsiadas e enviadas para exame histopatológico.

A realização tanto da anuscopia de alta resolução, quanto a convencional ocorre do mesmo modo, com o paciente apoiado sobre os joelhos e o peito, ou então, deitado sobre o lado esquerdo com as pernas dobradas. Existem mesas também específicas para a realização desse exame. O aparelho, o anuscópio, é lubrificado e, primeiramente realizado um toque retal para, em seguida, inserir o anuscópio através do ânus até alcançar o reto, permitindo a observação detalhada dessas estruturas.

A realização do exame é indicada para o diagnóstico de causas de dor, inflamação ou infecção anal ou perianal, hemorróida, fissuras, prolapso retal, fístulas, abscessos perianais, condilomas, neoplasias e prurido anal, bem como para a avaliação das lesões dermatológicas perianais. Indica com precisão o diagnóstico de afecções anais provocadas por infecção pelo HPV.

Habitualmente, a anuscopia demora de 2 a 5 minutos e não necessita de preparação prévia. Em casos especiais o médico pode solicitar a realização de enema de limpeza prévio.

No geral, este é um exame simples e não há riscos ou complicações associados. Poderá haver a persistência de dor relacionada à  introdução do anuscópio, mas que rapidamente desaparece. Em raros casos, pode ocorrer hemorragia retal.

Fontes:
http://www.clipovoa.pt/PopUp.aspx?showArtigoId=4212&PopUp=1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anuscopia
http://www.fleury.com.br/Medicos/SaudeEmDia/Artigos/Pages/Anuscopiadealtaresolu%C3%A7%C3%A3o.aspx
http://www.proctos.pt/Exames/Anuscopia/tabid/68/Default.aspx
http://clinigastro.com/verprocedi.php?id_procedi=11

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!