A Citometria de Fluxo é uma técnica que hoje em dia é muito utilizada para contagem, classificação e estudos (análise) de partículas microscópicas que se encontram suspensas em um meio aquoso (líquido) e em fluxo. É uma forma de análise citológica que se beneficia por equipamentos modernos que tem seu funcionamento através de laser, o que permite maior precisão nos resultados.
Com alta precisão o exame permite análise de vários parâmetros simultaneamente, sendo conhecida também como Citometria de Fluxo Multiparamétrica.
Através de um equipamento de detecção óptico-eletrônico é possível realizar uma varredura minuciosa e desvendar qualquer característica físico-química de uma simples célula, também é possível contar e separar células em suspensão.
A grande vantagem é a capacidade de avaliar em curto espaço de tempo, grande numero de células com alta sensibilidade e especificidade proporcionando em seus resultados informações suficientes para diagnósticos precisos sem a necessidade de outros exames.
Apesar de ter sido desenvolvido em 1934, este exame foi introduzido no Brasil em novembro de 1988, no Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ ), com a chegada do primeiro aparelho em território nacional.
Parâmetros de análise da citometria de fluxo
Estruturais | Funcionais | |
Intrínsecos | Morfologia da célula
Proteínas fluorescentes |
Estado RedOx
Proliferação celular Ativação celular |
Extrínsecos | Conteúdo de DNA e RNA
Taxa de DNA Estrutura cromatínica Proteínas totais ou básicas Grupos químicos Antígenos Açúcares de superfície Estrutura citoesqueleto |
Estudos da membrana celular
Atividade enzimática Síntese de DNA Receptores Potencial de membrana Ph, cálcio, carga de superfície |
Depois de ter sido introduzido definitivamente no mercado, várias empresas do setor de engenharia médica e biomédica começaram a realizar melhorias e ajustes para os aparelhos existentes, uma das empresas que mais se destacou foi a Becton Dickinson (BD).
Principais aplicações da Citometria de Fluxo:
A citometria é um exame sem especificidade técnica, pode ser usado em todo tipo de organismo celular, por isso o uso da citometria é bem amplo, podendo ser usado em Hematologia, Imunologia, Cancerologia, Ciclo Celular, Embriologia, Farmacologia e ainda esta sendo utilizado em algumas pesquisas Oceanográficas e em estudos Cromossômicos.
HEMATOLOGIA = Se beneficia totalmente da Citometria, por estudar diretamente as células. Na Hematologia não existem limites para os exames citométricos, são usados métodos em todos os campos desde a detecção de tipos e formas celulares até suas respectivas sintomáticas e tratamentos.
IMUNOLOGIA = Analisa especificamente células consideradas DEFENSIVAS como um todo, possibilidade de analisar até mesmo as condições em que as células de defesa são melhores aproveitadas pelo organismo.
CANCEROLOGIA = Usado na detecção direta da patologia, possibilitando melhor visualização e maiores detalhes. Tem sido uma ferramenta essencial nas pesquisas mais avançadas sobre tratamentos e cura do Cancer.
As outras áreas se beneficiam com o fato da Citometria detalhar como nenhum outro exame a morfologia de qualquer tipo de célula.
Fontes:
http://www.biomedicinapadrao.com/2010/06/citometria-de-fluxo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Citometria_de_fluxo
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/exames-medicos/citometria-de-fluxo/