Coagulograma é um conjunto de provas, que podem ser solicitadas por médicos e dentistas para analisar e detectar alterações no tempo de coagulação do sangue.
O conjunto de exames podem ser solicitados como um todo ou individualmente de acordo com a necessidade médica.
Os exames que compõem o coagulograma são:
- Tempo de Sangramento (TS)
- Tempo de Coagulação (TC)
- Tempo de Ativação da Protrombina (TAP)
- Tempo de Ativação Parcial da Tromboplastina (KPTT ou TTPA)
- Número de Plaquetas
Esses exames são muito importantes principalmente no pré-operatório de cirurgias de médio e grande porte, são fundamentais quando o paciente apresenta histórico de sangramentos repentinos ou de doenças que alteram a coagulação.
Também são solicitados quando um paciente for picado por algum animal ou inseto que possui toxina que altera a hemostase (coagulação). Importante salientar que nesses casos o animal ou inseto deve ser capturado e levado ao hospital junto com o paciente para ser realizado tratamento mais eficaz, caso não seja possível é realizado coagulograma para avaliar a ação da toxina.
Existem inúmeras doenças relacionadas a coagulação do sangue e por isso o coagulograma é muito solicitado na prática da clínica médica.
Um coagulograma Normal deve apresentar os seguintes valores de referência:
- TS - 1 a 4 minutos
- TC - 4 a 10 minutos
- TAP - 10 a 14 segundos
- TTPA - 24 a 40 segundos
- PLAQUETAS - 150 a 400 mil/mmc
Lembrando que estamos falando de sangue que é um tipo de tecido conjuntivo na forma líquida, produzido na medula óssea, mas também pode ser produzido no baço e gânglios linfáticos. A produção de sangue recebe o nome de Hematopoiese e se configura com aproximadamente 34% de elementos figurados (Hemácias, Leucócitos e Plaquetas) e 66% de Plasma.
Uma das doenças mais famosas e necessita dos testes de coagulograma é a Dengue, que interfere diretamente na coagulação e na produção de plaquetas (trombocitopenia).
Outro teste que faz parte do coagulograma é o Dímero-D, avaliado por exemplo em casos de tromboembolismo pulmonar.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/
http://portaldocoracao.uol.
http://fctbmf.blogspot.com.br/