Cordocentese

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Exames Médicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A cordocentese trata-se de um exame de diagnóstico alternativo, realizada durante o período gestacional (após os 18 semanas de gestação), capaz de detectar a presença de alterações cromossômicas no feto, anemias, plaquetopenias e certas doenças, como rubéola e toxoplasmose tardia.

Para a realização da cordocentese, com a paciente em decúbito dorsal horizontal, o médico aplica anestesia local e, guiado por imagens ultrassonográficas, insere uma agulha até o cordão umbilical, recuperando uma pequena amostra de sangue fetal. Esta, por sua vez, será encaminhada ao laboratório para análise. Durante a realização do exame existe a possibilidade da paciente sentir cólica suave.

Embora este teste consiga detectar anormalidades cromossômicas e alguns distúrbios do sangue, o mesmo não consegue medir a severidade desses transtornos. Este teste também não permite identificar defeitos do tubo neural.

Uma vez que se trata de um exame invasivo, oferece riscos à gravidez, podendo ocasionar aborto espontâneo, além de perda de sangue no local da punção, infecção, queda da frequencia cardíaca fetal e ruptura prematura das membranas. Portanto, é realizado somente em casos extremamente necessários, quando o diagnóstico necessário não pode ser obtido por meio da amniocentese, ultra-sonografia ou os resultados dos mesmos foram inconclusivos.

É importante que pacientes que apresenta problemas de coagulação ou que estão tomando algum fármaco anticoagulante, comunique ao médico antes de agendar o exame.

Fontes:
http://laboratoriogene.info/DXPN/Cordocentese.htm
http://www.tuasaude.com/cordocentese/
http://www.gestarcmf.com.br/site/exames-diagnosticos/cordocentese
http://www.mayoclinic.com/health/percutaneous-umbilical-blood-sampling/MY00147
http://www.americanpregnancy.org/prenataltesting/cordocentesis.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!