Doppler Transcraniano

Por Douglas Madeira Fernandes
Categorias: Exames Médicos, Neurologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O Doppler Transcraniano (DTC) , é um método relativamente novo, não invasivo e indolor para o paciente que se utiliza técnicas de ultrassonografia ( Ultra Som ) para pesquisa e investigação de doenças vasculares cerebrais.

Este exame foi descrito em 1982 por Rune Aaslid e introduzido no Brasil no ano de 1992 pelo neurologista Roberto Hirsch que na época era o responsável técnico pelo setor de neurologia da USP ( Pioneira na técnica de DTC ).

Pelo fato de ser um exame não invasivo e indolor o paciente pode estar sentado ou deitado para realização e não é preciso uso de anestesia. O procedimento é de média duração variando entre 40 minutos até 1 hora e 30 minutos e com resultados precisos.

Existe uma pequena dificuldade para realização pelo fato da massa óssea craniana ser bem espessa por isso a realização e a interpretação deve ser feita por profissional altamente qualificado.

O exame avalia a velocidade do fluxo de sangue nas principais artérias cerebrais e artérias acessórias: ( Artéria cerebral Média, Artérias cerebrais Anteriores e Posteriores, Artéria cerebral interna intracraniana, Artéria craniana Basilar e Artéria cerebral Oftálmica).

Por ser totalmente portátil, a técnica de DTC é muito realizada em leitos de UTI hospitalares e até em clínicas neurológicas expecializadas.

O exame se utiliza de um software que pode ser rodado a partir de um computador portátil.

Uma das atribuições do DTC é na confirmação de morte encefálica pela fácil e precisa detecção de parada completa das ações circulatórias cerebrais.

Fontes:
http://www.scielo.br/pdf/ramb/v47n1/a31v47n1.pdf
http://www.centrodetomografia.com.br/exame.php?id=9
http://www.einstein.br/medicina-diagnostica/Neurologia/Paginas/doppler-transcraniano.aspx

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!