Laringoscopia

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Laringoscopia é um procedimento realizado para diagnosticar afecções das vias aéreas altas (nariz, faringe e laringe), por meio de um aparelho denominado laringoscópio, que possui uma mini-câmera em sua extremidade.

Este procedimento dura de 5 a 10 min, normalmente, e deve ser realizado sob anestesia tópica da faringe e laringe supraglótica. O paciente encontra-se sentado e, normalmente, introduz-se o laringoscópio pela boca até alcançar a faringe. O médico visualiza no monitor os locais por onde o aparelho passa. Uma pequena parcela dos pacientes pode apresentar ânsia de vômito quando o aparelho atravessa a garganta, podendo ser necessária a sedação deste, ou então, a realização do exame pelo nariz (nasolaringoscopia). Este procedimento normalmente é realizado em crianças.

Caso o médico observe alguma lesão, pode ser necessária a realização de biópsia, devendo, portanto, sedar ou anestesiar o paciente.

A laringoscopia é indicada em indivíduos que apresentam rouquidão por um longo período de tempo (disfonia), refluxo laringe-faringe (pigarro), tosse persistente, dor prolongada, sensação de corpo estranho e falta de ar.

O exame é contra-indicado em casos de pacientes que possuem cardiopatias graves, que são alérgicos aos fármacos utilizados no procedimento, que apresentam doenças pulmonares crônicas, distúrbios neurológicos, entre outras características que o médico deve avaliar antes da realização do exame.

Após o exame, existem algumas recomendações que devem ser seguidas. São elas:

  • Alimentação leve uma hora após a realização do procedimento;
  • Evitar tossir, espirrar, pigarrear e assoar o nariz por, pelo menos, uma hora, ou então, até que passe o efeito do anestésico local;
  • Fazer gargarejo ou chupar pastilhas anti-sépticas em casos de dor de garganta ou rouquidão resultante da introdução do laringoscópio;
  • Aos pacientes que forem submetidos à sedação endovenosa, recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas, repousar e não dirigir dentro das 12 horas seguintes ao exame;

Fontes:
https://web.archive.org/web/20170102061713/http://www.conhecersaude.com/exames-medicos/l/3098-Laringoscopia.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Laringoscopia
http://marcelogregorio.site.med.br/index.asp?PageName=Laringoscopia
http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=205
https://web.archive.org/web/20211201055853/http://marloscoelho.com.br/conteudo.php?area=endoscopia_respiratoria&idioma=1

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Exames Médicos
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: