Ressonância Magnética

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Exames Médicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A ressonância magnética consiste em uma técnica que possibilita determinar propriedades de uma substância correlacionando-se a energia absorvida contra a frequência, na faixa de megahertz (MHz) do espectro eletromagnético, definindo-se como sendo uma espectroscopia. Mais simplificadamente, a ressonância magnética é um método de diagnóstico que possibilita a observação em alta definição das estruturas internas do organismo.

Foi no ano de 1977, mais precisamente no dia 03 de julho que foi realizado o primeiro exame de ressonância magnética em um ser humano, técnica que viria mudar o cenário da medicina moderna. Na primeira experiência foram necessárias cinco horas para a geração de uma imagem, sendo que essas, quando comparadas com as atuais, eram pouco nítidas.

Este se trata de um exame indolor que não gera nenhum tipo de prejuízo à saúde do paciente. A ressonância magnética inicia-se posicionando o paciente na mesa acoplada ao aparelho de ressonância, que desliza para o interior do tubo aberto em ambas as extremidades, que por sua vez, emitirá pulsos de energia das ondas de rádio, percorrendo todo o corpo do paciente ou somente uma região específica, elaborando um mapeamento da área examinada. O exame habitualmente dura de 30 a 40 minutos.

Outro uso da ressonância magnética é no estudo do sistema arterial do corpo, sem evidenciar o tecido circunvizinho, sendo que em muitos casos, este resultado é alcançado sem o uso de contraste necessário da na radiologia vascular.

Este exame é indicado para diagnóstico de diversas patologias, como:

A ressonância magnética não é indicada para pacientes que possuem algum tipo de metal implantado no corpo, como, por exemplo, marca-passo, implante eletrônico, próteses, fragmentos metálicos e grampo. Nesses casos, é necessária que haja a autorização do médico para a realização do exame.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Resson%C3%A2ncia_magn%C3%A9tica
https://web.archive.org/web/20160114044152/http://saude.hsw.uol.com.br/ressonancia-magnetica.htm
http://www.portaldireito.com.br/farmacia/artigos/4739/o-que-e-ressonancia-magnetica
https://web.archive.org/web/20121204215452/http://www.radicom.com.br:80/guia1.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!